5 alimentos que mancham os dentes

dentes

Quem é que não gostava de ter os dentes branquinhos, uma tarefa nem sempre fácil? A boa notícia é que uma correta higienização é uma das formas de manter um sorriso branco, à qua se juntam outras, mais profissionais. No entanto, importa reter que há alimentos capazes de manchar os doentes. Por isso, para que seja mais fácil evitar os famosos “dentes amarelos”, há cinco alimentos também eles a evitar.

De acordo com os especialistas da Impress, há cinco alimentos capazes de manchar dentes brancos, aconselhando-se um consumo moderado de cada um deles.

1. Café – Se há principal culpado quando se fala em manchar os dentes é o café. Com uma pigmentação forte, pode transferir a coloração para a dentina, causando manchas e o escurecimento gradual ao longo da vida.

2. Ketchup – Ácido, bem pigmentado e com tendência a agarrar-se aos dentes, o ketchup também está na lista dos alimentos que mancham. Para ajudar, a solução passa por ingerir primeiro alguns vegetais que possam criar uma película protetora e só depois desfrutar do famoso molho de tomate.

3. Vinagre balsâmico – Se é verdade que é saudável, também é verdade que mancha os dentes. Devido à sua cor natural mais escura, o vinagre balsâmico pode ajudar ao escurecimento dos dentes se não for rapidamente removido com a ajuda de outros alimentos e de uma boa higienização.

4. Beterraba – A cor da beterraba é conhecida por ser intensa e o seu efeito nos dentes também. A forte pigmentação deste vegetal é causadora de manchas, mas é sob a forma de sumo que a beterraba se torna ainda mais desafiante na tarefa de manter os dentes brancos.

5. Vinho – Diz-se que um copo de vinho por dia faz bem à saúde, mas aos dentes brancos… nem por isso. O vinho é conhecido por impulsionar o escurecimento dos dentes, pois a sua acidez permite a adesão dos pigmentos naturais da bebida com maior facilidade. Assim, o truque assenta em alternar copos de vinhos com copos de água para evitar que os pigmentos fiquem demasiado tempo em contacto com a superfície dentária.

Na impossibilidade de se evitar por completo a ingestão destes alimentos, a Impress alerta para a importância de reforçar o cuidado com uma boa higiene oral.

Ainda assim, após o consumo de cada um destes alimentos, a solução passa por bochechar com água e aguardar cerca de 30 minutos a uma hora, para que se retire o excesso de pigmentos e não se deixe a superfície dentária ainda mais suscetível a estes.

Ao logo de todo ano, é ainda importante adotar hábitos de higiene regulares e adaptados a cada necessidade, bem como procurar a ajuda de um especialista para preservar o sorriso perfeito.

Posts relacionados