Scroll Top

“Amamentar é sustentável!”, confirma campanha da SOS Amamentação

amamentar

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que decorre entre os dias 20 e 28 de novembro, encoraja todos os europeus a desenvolverem ações de sensibilização sobre recursos sustentáveis e gestão de resíduos. Este ano dedicada ao tema ‘Comunidades circulares’, a iniciativa desafia a agir em conjunto para criar comunidades que previnem a produção de resíduos. A SOS Amamentação associou-se a esta Semana, promovendo, em diversos pontos do País, a campanha “Amamentar é sustentável!”.

Por isso, entre os dias 20 e 28 de novembro, irá decorrer uma ação de recolha de produtos em segunda mão relacionados com a amamentação. Ao dar a este material uma nova oportunidade, procura-se atuar em várias frentes, evitando, ao mesmo tempo, que se gerem resíduos e agindo para colmatar carências sociais, sendo que o material recolhido será usado na prática de atendimento pelas voluntárias da associação, entregue a famílias com dificuldades financeiras e a associações que as ajudam.

A Associação SOS Amamentação, sem fins lucrativos, tem como principal objetivo promover e apoiar o aleitamento materno. É constituída por profissionais de saúde e mães voluntárias com formação específica em aleitamento materno, de acordo com as recomendações da OMS/UNICEF. E, além do apoio prestado por contactos por email, nas redes sociais, telefone e presencial, promovem ainda a formação e ações concretas para a promoção do aleitamento materno.

O leite materno é um produto natural e renovável e amamentar é um ato natural e ecológico. Ao promover-se a amamentação está-se a evitar quer o desperdício de recursos naturais (água, energia, etc.), quer a produção de resíduos e de poluição e assim se protege o ambiente. O leite materno é um produto vivo e único, cada mulher pode produzir o leite adequado para o seu filho e pode administrá-lo sem necessidade de embalagem ou de transporte, reduzindo-se ainda os gastos em cuidados de saúde.

O leite materno é grátis e é o melhor exemplo de como a humanidade pode manter-se a si própria (no início de vida de cada ser humano), pois é o melhor alimento para o desenvolvimento saudável das crianças.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que cada criança seja amamentada em exclusivo até aos seis meses de idade e que continue a ser amamentada até aos dois anos ou mais, enquanto for desejo da dupla mãe-criança.

Para já, a associação tem confirmados os seguintes locais de recolha de material para amamentar já confirmados: Évora, Linda-a-Velha, Lisboa, Malveira, Marinha Grande, Ourém, ilha do Faial, ilha da Madeira, ilha de São Miguel, ilha Terceira e mais informações sobre a morada e horário para entrega do material serão divulgados nas redes sociais, incluindo a página do Facebook da associação.

Posts relacionados