Scroll Top

Dermatologia do HGO aumenta tratamentos e reduz lista de espera em 90%

HGO

Durante o último ano, o serviço de Dermatovenereologia do Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, conseguiu reduzir a lista de espera para consulta externa de 6.200 doentes, no início de 2020, para cerca de 500 doentes, em 2021, o que equivale a uma diminuição de 92%, revela em comunicado.

“Este resultado só foi possível devido ao esforço realizado pela equipa e à implementação de um conjunto de medidas, nomeadamente a realização de atividade adicional, incluindo sábados. A recente constituição do serviço de Dermatologia enquanto Centro de Responsabilidade Integrada (CRI) irá contribuir para melhorar ainda mais a nossa capacidade de resposta”, afirma João Alves, diretor do Serviço de Dermatovenereologia e do CRI do HGO.

O Serviço de Dermatovenereologia do HGO, em Almada, que realiza anualmente perto de 11.500 consultas e quatro mil cirurgias e meios complementares de diagnóstico, constituiu-se no passado mês de março como o primeiro CRI do país na área da Dermatologia. O que permite melhorar a acessibilidade dos utentes, aumentar a capacidade e rapidez de resposta e potenciar a diferenciação dos serviços prestados.

“O HGO tem vindo a desenvolver um trabalho, no sentido de melhorar o acesso dos utentes aos cuidados de saúde e, por esta razão, a constituição do CRI de Dermatologia assume grande importância, permitindo que os nossos doentes realizem os tratamentos de que necessitam no nosso hospital, sem necessidade de se deslocarem a outras unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde”, afirma Luís Amaro, presidente do Conselho de Administração do HGO.

“A curto prazo, vamos consolidar as áreas de diferenciação como a Dermatologia e Cirurgia Oncológica, Alergologia Cutânea, Infeções Sexualmente Transmissíveis e Dermatologia genital, aumentar e melhorar a resposta na Fotodermatologia e Dermatoscopia Digital”, acrescenta João Alves.

As principais patologias observadas no Serviço de Dermatovenereologia do HGO são os nevos melanocíticos (sinais), outras lesões benignas como queratoses seborreicas e fibromas, lesões pré-malignas (queratoses actínicas, por exemplo), cancro cutâneo (melanoma maligno, carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular), problemas inflamatórios como acne, rosácea, psoríase, eczemas, toxidermias (reações adversas a fármacos), doenças autoimunes, infeções cutâneas como erisipela, impetigo, entre muitas outras.

O que é um CRI – Centro de Responsabilidade Integrada?

De acordo com a legislação publicada, um Centro de Responsabilidade Integrada é uma estrutura que dependem do Conselho de Administração e visa potenciar os resultados da prestação de cuidados de saúde, aumentando a acessibilidade dos utentes, qualidade dos serviços prestados, aumentando a produtividade dos recursos, contribuindo, para uma maior eficácia e eficiência, através de formas de organização flexíveis, orientada para dar respostas rápidas e de qualidade às necessidades dos utentes.

Os CRI são constituídos por equipas multidisciplinares que voluntariamente aderem a este modelo de organização orientado por objetivos negociados, transparência de processos, responsabilização das partes por um projeto comum, que reconhece e premeia o desempenho coletivo e individual.

Posts relacionados