Scroll Top

Maioria dos talões de compra tem substância associada a cancro e infertilidade

talões com bisfenol A

Talões há muitos e de diferentes tamanhos e formas, que nos costumam encher a carteira. Há aqueles que saem das caixas Multibanco, os que nos dão em troca do pagamento feito nos supermercados, os das lojas. E agora há também a certeza de que 90% deste tipo de recibos é feito de papel térmico, que contém bisfenol, uma substância química associada ao cancro.

Conhecido como um disruptor endócrino, capaz de alterar o equilíbrio hormonal e responsável por doenças hormonais, infertilidade, obesidade e cancro em órgãos dependentes de hormonas (como o da mama), o bisfenol A, também conhecido como BPA, está presente neste tipo de talões.

Algo que leva os investigadores da Universidade de Granada (UGR), da Université Paris Descartes, do Hospital Necker Enfants Malades de Paris (França) e da National School of Public Health do Rio de Janeiro (Brasil), a deixar o alerta: estes talões não devem entrar em contacto com alimentos, como carne ou peixe, e não devemos ‘brincar’ com eles, amarrotá-los para os deitar fora, usá-los para escrever recados ou guardá-los no carro, malas ou carteiras.

Substância reage com o calor

É grande a preocupação atual com a exposição despercebida da população em geral ao bisfenol A. A indústria tem procurado alternativas para substituir gradualmente o BPA na maioria das suas aplicações, como é o caso do papel térmico usado em bilhetes e recibos, tarefa ainda longe de concluir.

“Podemos reconhecer este tipo de papel porque instantaneamente fica preto se o colocarmos junto de uma fonte de calor”, explica Nicolás Olea, professor de medicina na UGR e um dos autores do estudo.

Num artigo, publicado na revista Environmental Research, os investigadores analisaram a presença de BPA e BPS (alternativa ao bisfenol A) nos recibos de papel térmico que usamos diariamente, teste feito com 112 talões do Brasil, Espanha e França.

“Eles são facilmente identificados pelo cliente, pois são os talões que, depois de algum tempo, perdem o que imprimiram”, acrescenta Nicolás Olea.

“Muitas vezes, a única coisa que encontra é um fino pó branco que sai ao tirá-lo da carteira ou do bolso. O BPA é precisamente aquele pó branco que fica nos dedos.”

BPS, uma alternativa sem futuro

A análise permitiu verificar que mais de 90% dos talões recolhidos no Brasil e em Espanha apresentavam BPA, algo que apenas aconteceu com metade dos recibos franceses, o que confirma as medidas tomadas pelo Governo local para reduzir o uso deste composto químico no papel térmico desde 2014, com o objetivo de proteger a população.

“O que há de mau na alternativa francesa é que parecem usar BPS. Infelizmente, o BPS também é um disruptor endócrino, e sua persistência ambiental é maior que a do BPA, por isso não é uma opção válida”, reforça o professor da UGR.

Ainda assim, os pesquisadores temem um aumento no seu uso no futuro próximo, já que sua regulamentação não é tão rígida quanto a do BPA.

Investigadores aconselham cautela à população

“É outra evidência de que algo está a falhar nos controlos de toxicidade dos compostos químicos no nosso meio ambiente. Parece que as políticas regulatórias são estabelecidas a posteriori, quando a exposição humana é evidente”, alerta Nicolás Olea.

Os investigadores recomendam que a população mantenha a cautela até que os governos atuem ou até que lojas, restaurantes e outras empresas reconheçam o problema.

“Estes talões não devem entrar em contacto com alimentos – por exemplo, carne ou peixe – enquanto são desempacotados na cozinha. Para além disso, não devemos amarrotá-los para os colocar no lixo, brincar com eles, escrever anotações ou guardá-los em carros, bolsos ou carteiras”, refere Olea.

“Em suma, devemos manipular este tipo de talões o mínimo possível.”

Recorde-se que em dezembro de 2016, a Comissão Europeia decidiu restringir a utilização de BPA em papel térmico na União Europeia, proibição que entrará em vigor em 2020, dando tempo aos fabricantes, importadores e utilizadores de papel térmico de encontrar uma alternativa.

Posts relacionados