Scroll Top

Reservas de sangue O negativo já só dão para quatro dias

doação de sangue

As reservas de sangue do tipo zero negativo (conhecido por O negativo), dador universal, estão em baixa. O alerta vem do Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) que, à Rádio Renascença, revelou que, neste tipo de sangue, o País só tem reservas para quatro dias.

Para ser dador de sangue, as pessoas têm de ter idade superior a 18 anos, isto se tiverem até aos 60 anos se for a primeira dádiva, ter peso igual ou superior a 50 quilos e ter hábitos de vida saudáveis.

De acordo com a diretora do Centro de Lisboa do IPST, ainda que, em todo o País, as reservas possam ser consideradas equilibradas para os outros tipos de sangue, no caso do zero negativo esta não vai além dos quatro dias.

Número de dadores tem vindo a diminuir

A responsável pelo centro de Lisboa faz o apelo a todos os cidadãos, para que continuem a doar, para que o País se possa manter “autossuficiente”, como é atualmente.

“Nós acabamos por transfundir diariamente 800 unidades. Colhemos aproximadamente por dia 900 unidades, mas para garantir tranquilidade às instituições e entidades de saúde uma reserva adequada de sangue estaria entre os cinco e os sete dias”, refere, citada pela rádio.

E aproveita para alertar ainda para o facto de, por cá, o número de dadores ter vindo a diminuir. “Temos verificado em Portugal uma diminuição do número de dadores e de dádivas, igual também no contexto europeu e também a nível internacional.”

Posts relacionados