Scroll Top

Associação XXS apela à doação de leite materno

leite materno

No Dia Mundial da Doação de Leite Humano, que se assinala esta terça-feira (19 de maio), a XXS – Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro, o Agrupamento de Centros de Saúde Lisboa Ocidental e Oeiras e o Banco do Bebé juntam-se a uma iniciativa do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, que visa sensibilizar a população para a importância da doação do leite materno e agradecer a todas as dadoras.

O leite humano é extremamente importante para os recém-nascidos, mas particularmente para os prematuros, contribuindo para a sua saúde a médio e longo prazo.

Como as mães dos prematuros têm ocasionalmente quantidade insuficiente de leite para os seus filhos, a doação de leite de dadoras saudáveis é fundamental para suprir estas carências.

O objetivo do Dia Mundial da Doação de Leite Humano é chamar a atenção para a importância do leite materno para a saúde dos bebés prematuros, aumentando assim o número de dadoras e o volume de leite coletado para beneficiar os recém-nascidos internados nas Unidades de Neonatologia.

Isso porque os bebés prematuros exigem cuidados redobrados. Alguns pesam menos do que um pacote de arroz, com órgãos tão imaturos que quase se podem perder com um sopro. Muitos irão ter tubos e sensores nos corpos minúsculos até alcançarem o vigor de um bebé maior.

E, aqui, o leite materno tem um papel imperativo. De tudo o que se pode fazer para ajudar os bebés prematuros a recuperar (tubos, aparelhos, tecnologias), o leite materno é insubstituível e fundamental. Doar leite aos bebés prematuros é mais do que doar um alimento, é contribuir para a sua sobrevivência com qualidade.

Ser dadora é um ato de generosidade para com o seu próprio filho, mas também para com os bebés prematuros e os seus pais. E já está comprovado que os bebés que recebem leite humano evoluem melhor, crescem mais depressa, têm menos de risco de infeção hospitalar e também ficam menos tempo internados.

O leite ajuda bastante, por exemplo, a diminuir diarreias, alergias e infeções intestinais graves.