Depois do parto, levar o bebé para casa tem tanto de emocionante como de assustador. E há um momento que é particularmente stressante para os recém-papás: o banho. Pensar naquele pequeno e frágil ser humano e imaginar dar-lhe banho não é, de facto fácil. Mas os dermatologistas da Academia Americana de Dermatologia garantem que é tudo uma questão de prática.

Para evitar uma grande dose de stress e ansiedade, o melhor mesmo é seguir alguns passos simples para garantir que o bebé fica seguro, limpo e saudável.

“Embora pareça intimidante no início, dar banho ao bebé é simples”, confirma o dermatologista Kalyani Marathe. “A primeira coisa é começar com banhos de esponja até que o coto do cordão umbilical caia.”

Para isso, reúna tudo o que é necessário para o efeito. Ou seja, a pequena banheira com água morna, um pano e um sabonete para bebé, suave e sem perfume.

Deite o bebé numa superfície plana e confortável e mantenha-o aquecido, envolvendo-o numa toalha e expondo apenas a parte do corpo que está a ser lavada. Por uma questão de segurança, mantenha sempre o bebé bem seguro.

Comece com a cabeça. Mergulhe o pano na tigela de água morna e limpe suavemente o rosto e o couro cabeludo do bebé, sem esquecer os refegos do pescoço e atrás das orelhas.

Segue-se o resto do corpo, sendo que o sabonete apenas precisa de ser aplicado nas zonas sujas, como o pescoço e a área da fralda. Não se esqueça de enxaguar e limpar os vestígios de sabonete após a limpeza.

O banho do bebé: a forma mais tradicional

“Assim que o coto do cordão umbilical cair, mude para o banho tradicional”, refere a mesma fonte.

Aqui, os conselhos começam por ser os mesmos, com a preparação de tudo o que for necessário antes do início do banho.

Decida onde o vai fazer, pegue numa toalha, um sabonete apropriado e coloque o bebé na água. Primeiro, encha o recipiente com água morna e teste a temperatura da água no interior do pulso para garantir que não está muito quente.

Depois, gentilmente guie o bebé para a água, começando pelos pés, mantendo, no entanto, a maior parte do corpo acima da água.

Comece a limpeza pela cabeça, usando um pano para lavar suavemente o rosto e o couro cabeludo. Não se esqueça de limpar entre os dedos do bebé e certifique-se de que todo o sabonete é retirado.

“Após o banho, envolva imediatamente o bebé numa toalha para o aquecer e considere aplicar um hidratante suave e sem fragrância.”