Scroll Top

Truques e dicas para reduzir a fadiga visual digital

fadiga visual digital

Quantos passam horas em frente aos ecrãs, ferramenta essencial de um trabalho que exige que assim seja? E quantos chegam ao fim do dia exaustos? É aqui que entra o conceito de fadiga visual digital, que pode ser reduzida. Saiba como.

“A fadiga visual digital é o nome dado a um conjunto de sintomas associados ao uso de dispositivos digitais ao longo de muitas horas. Pode incluir sintomas visuais como olhos vermelhos, olhos inflamados, visão embaçada, dores de cabeça, desconforto físico, incluindo pescoço dorido, dor nas costas, cansaço e capacidade reduzida de concentração”, explica Jennifer Long, professora na Escola of Optometry and Vision Science, da UNSW Sydney.

A especialista acrescenta que esta fadiga pode surgir quando a realização de tarefas exigem o uso do ecrã do computador durante muitas horas.

“Em circunstâncias normais, podemos trabalhar confortavelmente nos nossos computadores, mas o confinamento associado à COVID-19 tornou-nos mais dependentes de dispositivos digitais para comunicar uns com os outros. O uso de monitores digitais durante muitas horas pode ampliar quaisquer problemas subjacentes relacionados com a visão que normalmente não notamos.”

O que podemos então fazer para minimizar a fadiga visual digital? A especialista sugere três estratégias para ajudar no seu alívio?

1. Certifique-se de que os seus dispositivos digitais estão configurados corretamente para que os seus olhos e corpo estejam confortáveis.

2. Faça pausas regulares na visualização dos ecrãs digitais. Pausas mais curtas e frequentes – como cinco minutos a cada meia hora ou dez minutos a cada hora – são melhores do que pausas mais longas e menos frequentes, como 30 minutos a cada três horas.

As estratégias para ajudá-lo a implementar pausas podem incluir reservar um tempo livre de aparelhos digitais durante o dia ou semana de trabalho; explorar outras formas de fazer o trabalho, como usar o telemóvel em vez de uma videoconferência; agendar reuniões de videoconferência mais curtas, para que possa fazer uma pausa entre as reuniões; usar um relógio ou um programa no computador para lembrar de fazer pausas; levantar-se e caminhar durante os intervalos, que relaxa o corpo e os olhos.

“É também é pensar em como gasta o seu tempo de lazer, já que tudo isso aumenta o tempo passado à frente de ecrãs”, refere Long. “Gasta o seu tempo de inatividade a jogar? Senta-se em frente à televisão enquanto faz compras na Internet? Está a interagir com amigos e familiares via videoconferência?”

3. Finalmente, deve fazer exames regulares aos seus olhos. Se passar muitas horas ao computador, isso pode aumentar até mesmo o menor problema ocular subjacente, causando desconforto visual ou outros sintomas oculares.

Posts relacionados