Scroll Top

Saiba porque é que jantar antes das 21h00 pode ajudar na luta contra o cancro

jantar cedo previne cancro

Jantar cedo ou esperar pelo menos duas horas antes de ir para a cama são práticas associadas a um menor risco de cancro da mama e da próstata. Contas feitas, quem faz a última refeição do dia antes das 21h00 ou espera pelo menos duas horas antes de dormir tem um risco 20% inferior de sofrer destes dois tipos de tumores, os mais comuns em todo o mundo.

Estas são as principais conclusões de um novo estudo, realizado pelo Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal), que é o primeiro a analisar a associação entre o risco de cancro e o horário das refeições e do sono.

As investigações anteriores sobre este tema tinham como enfoque os padrões alimentares, como os efeitos da ingestão de carne vermelha, frutas e vegetais, por exemplo. Aqui, a atenção é dada a outros fatores associados ao ato de comer: o momento em que se come e o que se faz depois de comer.

Publicado no International Journal of Cancer, o estudo foi olhar para o cancro da mama e próstata, dois dos mais comuns e que estão entre os mais fortemente associados ao trabalho noturno, disrupção circadiana e alteração dos ritmos biológicos. 

Os cerca de dois mil participantes, oriundos de várias partes da Espanha, foram entrevistados sobre o horário das refeições e hábitos de sono e preencheram um questionário sobre os seus hábitos alimentares e à adesão às recomendações de prevenção do cancro.

Impacto da hora do jantar

“O nosso estudo conclui que a adesão aos padrões alimentares diurnos está associada a um menor risco de cancro”, explica Manolis Kogevinas, principal autor do estudo. As descobertas “destacam a importância de avaliar os ritmos circadianos em estudos sobre dieta e cancro”.

Se as descobertas forem confirmadas, Kogevinas observou que “terão implicações para as recomendações de prevenção do cancro, que atualmente não têm em consideração o momento das refeições”.

“O impacto pode ser especialmente importante em culturas como as do sul da Europa, onde as pessoas jantam tarde.”

Posts relacionados