Scroll Top

Cinco nutrientes essenciais para a saúde da pele e onde os encontrar

pele

A aparência e a saúde geral da pele não dependem apenas de cremes e produtos de limpeza facial. Há nutrientes que, incluídos na dieta, podem também ajudar a manter a pele saudável. Aqui, apresentam-se cinco, que desempenham um papel importante na saúde da pele, juntamente com algumas das melhores fontes de alimentos em que estão presentes.

A lista começa com os ácidos ómega-3, geralmente associados à redução da pressão arterial e à saúde do cérebro e do coração, mas que também “podem reduzir a inflamação e manter a pele hidratada”, confirma Margaret Ifarraguerri, nutricionista clínica do Hospital Sinai de Baltimore, nos EUA.

O ómega 3 encontra-se em peixes gordurosos, como o salmão, cavala, atum, arenque e sardinha e também nas sementes de linhaça, sementes de chia e nozes.

Vitamina C
Uma possível complicação nas pessoas que têm défices de vitamina C (menos de cerca de 10 mg por dia) é uma condição conhecida como escorbuto que, entre outras coisas, pode causar pequenas manchas vermelhas ou roxas na pele e má cicatrização de feridas.

Como o corpo precisa de vitamina C para produzir colágeno, uma proteína que auxilia na cicatrização das feridas, a deficiência nesta vitamina pode resultar em lesões cutâneas ou cicatrização lenta da pele.

Em geral, a vitamina C é essencial para a produção de células da pele, diz Ifarraguerri. Algumas das melhores fontes alimentares de vitamina C são as frutas cítricas, como laranjas e toranjas, bem como tomates, frutas vermelhas, pimentos e kiwis.

Vitamina A
Além de ser importante para uma visão normal, o sistema imunitário e a reprodução, Ifarraguerri afirma que a vitamina A, que atua como antioxidante, “é essencial para promover o crescimento das células da pele” e pode ajudar a proteger a pele dos danos dos raios ultravioleta (UV).

E encontram-se boas quantidades desta vitamina nos vegetais de folhas verdes (incluindo brócolos), cenoura, batata-doce e abóbora.

Vitamina E
“A vitamina E atua também como um antioxidante e pode ajudar a proteger contra os danos UV”, refere a especialista.

E a pele seca tem sido associada à deficiência desta vitamina, que se pode encontrar em maior quantidade nas amêndoas, avelãs e manteiga de amendoim. Óleos vegetais, incluindo óleos de girassol e gérmen de trigo também estão entre as melhores fontes de vitamina E.

Zinco
O zinco, explica Ifarraguerri, “é um nutriente essencial para a cicatrização de feridas” e para manter a pele saudável. Algumas pessoas que têm úlceras de pele (feridas abertas ou saliências que se desenvolvem na pele devido a um fluxo sanguíneo insuficiente) podem beneficiar de suplementos dietéticos de zinco, mas apenas se tiverem baixos níveis deste nutriente.

Feijão cozido, porco e vaca estão entre as boas fontes alimentares de zinco, assim como as ostras, que têm mais zinco por porção do que qualquer outro alimento.

Posts relacionados