Scroll Top

Dúvidas sobre COVID-19 esclarecidas em sessão online para doentes oncológicos

dúvidas sobre covid-19

Esclarecer dúvidas sobre COVID-19 junto dos doentes oncológicos, os seus familiares e amigos é o objetivo da sessão de esclarecimento promovida por três associações de doentes, que será transmitida em direto e em simultâneo nas páginas de Facebook das associações envolvidas.

É esta terça-feira (24 de março), pelas 18h30m, que a Associação Careca Power, a Europacolon Portugal – Associação de Apoio ao Doente com Cancro Digestivo, e a Evita – Associação de Apoio a Portadores de Alterações nos Genes relacionados com o Cancro Hereditário, com o apoio da AstraZeneca, se juntam para dar resposta a algumas questões, como quais os desafios enfrentam os doentes oncológicos e os profissionais de saúde desta área face ao novo coronavírus ou como manter estes doentes seguros, ativos e saudáveis, física e psicologicamente, num período de confinamento social.

Temas que serão debatidos por um painel de especialistas, numa conversa moderada por Fernanda Freitas, mas onde se espera, sobretudo, esclarecer as dúvidas dos doentes, seus familiares e amigos, colocadas na zona de comentários das três páginas, ao longo da transmissão.

Numa declaração conjunta, as quatro entidades promotoras desta iniciativa esperam “poder contribuir para o esclarecimento destas pessoas que, além do seu diagnóstico, se veem agora confrontadas com a incerteza que o COVID-19 trouxe à vida de todos”.

Por isso, acrescentam, “é importante tranquilizá-las, através de informação fidedigna, credível e direta e, nesse sentido, convidamos todos a participar, deixando as suas dúvidas para que possamos responder e ajudar”.

Celso Cunha, diretor da Unidade de Microbiologia Médica do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa tem a seu cargo a explicação sobre as características gerais do COVID-19, enquanto a Maria de Jesus Moura, diretora da Unidade de Psicologia do IPO Lisboa caberá falar sobre atividade física, sanidade mental e a importância de manter as rotinas.

Do programa faz ainda parte Paulo Cortes, coordenador da Unidade de Oncologia e do Hospital de Dia Médico dos Lusíadas, assim como Hélder Novais e Bastos, pneumologista do Hospital de São João, que vão falar sobre os desafios para os doentes.

esclarecer dúvidas sobre covid-19

Posts relacionados