Scroll Top

Os segredos da aromaterapia para cuidar da saúde

aromaterapia a cuidar da saúde

Quer aliviar o cansaço? Então siga esta receita simples: num lenço, junte duas gotas de óleo de rosmaninho e duas gotas de óleo de eucalipto. Depois, cheire-o regularmente. Esta é apenas uma de muitas receitas reveladas n’Os Segredos da Aromaterapia, um livro acabado de chegar às livrarias, da editora Manuscrito, e que promete ajudar a cuidar da saúde física e emocional.

O dicionário Priberam define-a como o “tratamento baseado no uso de essências ou de óleos aromáticos”. A aromaterapia não visa, como explica no livro a sua autora, Sandra Ramos que, depois de 15 anos como enfermeira em meio hospitalar, decidiu dedicar-se às terapias alternativas, “substituir nenhum cuidado médico”. Até porque, concorda, “existem situações que devem ser avaliadas por um profissional de saúde e ter um tratamento adequado”.

Mas depois há as outras, aquelas que, escreve, a aromaterapia consegue mesmo ajudar a resolver “de forma mais rápida, eficaz e segura”.

Dos cabelos à saúde

E é sobre elas que escreve neste guia completo de óleos essenciais para a saúde, beleza e bem-estar. Depois de um primeiro capítulo sobre este método natural, cuja origem já se perdeu no tempo mas que continua a conquistar adeptos, deixa receitas para o cuidado da pele e dos cabelos. 

De sabonetes, a tónicos faciais, passando pelos cremes antirrugas, apresenta um conjunto de sugestões simples, que se podem fazer em casa. E deixa depois conselhos para diferentes problemas de saúde, desde a acne, fadiga, reumatismo, perda de memória ou até soluços.

Por exemplo, talvez não saiba que a melhor forma de aplicar os óleos essenciais para tratar a febre é através de uma massagem por todo o corpo. Ou que, no caso das insónias, a lavanda é um dos óleos essenciais mais usados. Ou ainda que o óleo de hortelã-pimenta ajuda a tratar a perda de memória.

Limpeza da casa sem riscos com aromaterapia

Mas os usos da aromaterapia vão mais longe e chegam mesmo aos cuidados da casa. Até porque, confirma Sandra Ramos, “todos devemos preocupar-nos com os produtos que escolhemos para a limpeza das nossas casas, para que sejam o menos nocivos possível para a nossa saúde”.

É com isso em mente que deixa receitas para limpa-vidros, detergente para a loiça ou produtos de limpeza para a casa de banho.

O livro ‘Os Segredos da Aromaterapia’ já está nas bancas

Posts relacionados