Scroll Top

Estudo prevê aumento de mais de 50% na necessidade de quimioterapia

mais procura de quimioterapia

Até 2040, o número de pessoas que vai precisar de quimioterapia deve passar de 9,8 milhões para 15 milhões a nível global, uma subida de 53%. As contas são feitas num estudo publicado no The Lancet Oncology, que é o primeiro a estimar estas necessidades nacional, regional e globalmente, isto no caso da aplicação completa de diretrizes baseadas em evidências. 

As estimativas referem que dois terços (67%) destes doentes residem em países de rendimentos mais baixos ou médios. Isto porque se espera que o número de casos de cancro aumente sobretudo nestes países.

Sendo um componente crucial do tratamento, a quimioterapia irá provavelmente beneficiar uma grande percentagem destes casos.

Número de casos de cancro a aumentar

Para dar resposta ao aumento da procura, o estudo estima ainda o número de médicos necessários, no mesmo período, para fornecer quimioterapia a todos os doentes que dela necessitem, reforçando a necessidade de um aumento de aproximadamente 65.000 especialistas em 2018 para 100.000 em 2040.

“A crescente carga global de cancro é, sem dúvida, uma das principais crises de saúde de hoje. São urgentemente necessárias estratégias para equipar a força de trabalho, tornando possível o tratamento seguro dos doentes atuais e dos futuros”, afirma Brooke Wilson, da Universidade de New South Wales, primeira autora do estudo.

“Os países e as instituições devem usar os nossos dados para estimar as suas necessidades futuras de força de trabalho e de quimioterapia e planear estratégias nacionais, regionais e globais para garantir que todos aqueles que precisam vão ter acesso ao tratamento de quimioterapia.”

Os autores usaram as diretrizes de melhores práticas, características do doente e dados do estadio do cancro referentes aos EUA e Austrália para calcular a proporção de casos de cancro recém-diagnosticados que poderiam beneficiar da quimioterapia.

Taxas que forma depois aplicadas às estimativas internacionais de incidência global de cancro adulto e pediátrico entre 2018 e 2040 (GLOBOCAN), para estimar a procura global por quimioterapia.

Ou seja, estas estimativas pressupõem que a prestação de assistência oncológica, que se verifica nos países com mais rendimentos, vai ser uma meta alcançável para todos os países. 

Pulmão, mama e cólon a liderar

Globalmente, 58% dos novos casos de cancro exigiram quimioterapia em 2018. Em 2040, os autores do estudo prevêem que o número de novos casos da doença chegue aos 26 milhões, dos quais 53%, mais 5,2 milhões, venham a precisar de quimioterapia.

Destes, mais de um terço deverá viver no leste da Ásia (35%), 12% na região centro-sul da Ásia, 10% na América do Norte, 7% no sudeste asiático, 6% na América do Sul e 5% na Europa Ocidental.

Quanto aos tumores malignos mais comuns a precisarem desta forma de tratamento, os investigadores identificam o do pulmão (16,4%), da mama (12,7%) e colorretal (11,1%), com os maiores aumentos absolutos de novos casos a ocorrerem nestes mesmos três tipos de cancro.

Posts relacionados