Scroll Top

Fumadores com doenças cardíacas podem ganhar cinco anos de vida se deixarem de fumar

fumadores

Deixar de fumar adiciona à vida dos fumadores o mesmo número de anos sem doença cardíaca que três medicamentos preventivos combinados, revela um estudo apresentado no ESC Preventive Cardiology 2022, um congresso científico da Sociedade Europeia de Cardiologia.

“Os benefícios de parar de fumar são ainda maiores do que imaginávamos”, refere o autor do estudo, Tinka Van Trier, do Centro Médico da Universidade de Amesterdão, na Holanda.

“O nosso estudo mostra que abandonar o hábito parece ser tão eficaz como tomar três medicamentos para prevenir ataques cardíacos e AVCs em pessoas com um ataque cardíaco anterior ou procedimento para abrir artérias bloqueadas. Os doentes podem ganhar quase cinco anos de vida saudável.”

“Esta análise concentrou-se em fumadores que sofreram um ataque cardíaco e/ou foram submetidos a implante de stent ou cirurgia”, um grupo que, acrescenta, “corre um risco particularmente alto de ter outro ataque cardíaco ou AVC. E parar de fumar é potencialmente a ação preventiva mais eficaz”.

Os investigadores descobriram que o benefício estimado de parar de fumar parecia ser comparável com a toma de três medicamentos. Ou seja, a cessação tabágica resultou num ganho de 4,81 anos sem eventos, enquanto os três medicamentos juntos proporcionaram um ganho de 4,83 anos sem eventos.

“Isso indica que parar de fumar é um passo muito importante para adicionar anos saudáveis ​​à vida de uma pessoa”, afirma Van Trier. “É importante lembrar que a análise nem levou em conta as outras vantagens de abandonar o hábito – por exemplo, no que diz respeito às doenças respiratórias, cancro e longevidade.”

“A cessação do tabagismo continua a ser uma pedra angular na prevenção de ataques cardíacos e AVCs e na melhoria da saúde geral em qualquer momento, inclusive após um ataque cardíaco, e em qualquer idade. Sabemos que o tabagismo é responsável por 50% de todas as mortes evitáveis ​​em fumadores, das quais metade é devido a doenças cardiovasculares. Parar de fumar após um ataque cardíaco está associado a uma melhor sobrevida, em comparação com o tabagismo persistente.”

E conclui: “se está a pensar em livrar-se dos cigarros, ou gostaria de mais informações sobre isso, por favor fale com um profissional de saúde. A sua motivação é a chave para abandonar com sucesso, mas vencer um vício torna-se mais fácil com assistência médica”.

Posts relacionados