Scroll Top

Incapacidade de ‘desligar’ do trabalho põe saúde em risco

trabalho

Quando o Natal chegar, vai conseguir relaxar ou vai deixar o trabalho invadir o seu tempo livre e em família? Se é dos que não consegue ‘desligar’, saiba que pode estar a colocar em risco a sua saúde, pelo menos a julgar pelo estudo feito por investigadores da University of South Australia.

Os especialistas descobriram que as pessoas que respondiam às comunicações digitais de trabalho fora do horário laboral tinham um risco maior de sofrerem um esgotamento, sofrimento psicológico e problemas de saúde física.

A avaliação feita verificou que 26% sentiam que tinham de responder a mensagens, ligações e emails relacionados com o trabalho durante os seus momentos de lazer; 57% tinham enviado comunicações digitais relacionadas com o trabalho para outros colegas durante a noite; 50% relataram que costumavam receber textos, ligações e emails de colegas, relacionados com o trabalho, ao fim de semana; 36% referiram que na sua organização era a norma responder imediatamente a comunicações digitais.

Segundo Amy Zadow, investigadora envolvida no trabalho, “desde a COVID-19 que a digitalização do trabalho realmente disparou, ultrapassando os limites e abrindo o caminho para que as pessoas possam ser contactadas a qualquer hora”.

“Mas estar disponível para trabalhar tanto de dia como de noite limita a oportunidade de as pessoas se recuperarem – fazendo coisas como exercício e conversando com amigos e família – e quando não há período de recuperação pode começar-se a ficar exausto. A nossa pesquisa mostra que os níveis altos de comunicação digital fora do horário de expediente podem ter um impacto significativo no bem-estar físico e mental, afetando as relações trabalho-família, causando sofrimento psicológico e problemas de saúde física.”

Contas feitas, aqueles que respondiam às comunicações após o expediente e aos fins de semana relataram níveis mais elevados de sofrimento psicológico (56% em comparação com 42% dos que não o faziam); exaustão emocional (61% face 42%); e má saúde física (28% vs 10%).

Por isso, para Kurt Lushington, professora naquela universidade, lidar com o stress relacionado com o trabalho é cada vez mais importante. “Gerir comunicações fora do expediente pode ser desafiador, mas as organizações têm o poder de o desencorajar.”

Porque “no final da jornada de trabalho, todos devem ter o direito de se desconectar”.

Recorde-se que, em Portugal, foram recentemente aprovadas alterações ao Código do Trabalho, que passa a prever que os empregadores têm o dever de se abster de contactar o trabalhador no período de descanso, salvo situações de força maior.

Posts relacionados