Os dados são do estudo EMPIRE, que traçou o cenário da anemia em Portugal, e revelam que um em cada cinco portugueses adultos sofre com anemia nalgum momento da sua vida, sendo que 84% dos afetados desconhecem que a têm. É para ajudar no seu diagnóstico e sensibilizar para a doença que a SYNLAB realiza uma ação de rastreios no Algarve.

Realizado através de análises de sangue, o diagnóstico é simples, mas geralmente feito tardiamente. Isto porque a anemia é frequentemente confundida com um dos seus sintomas, a fadiga, dos primeiros a surgir. Mas porque a doença tem um desenvolvimento lento, podem passar vários meses até que as reservas de ferro do organismo sejam esgotadas.

Rastreios nos dias 23, 24 e 25

Para sensibilizar e alerta a população para este problema, já considerado de saúde pública por muitos especialistas, a SYNLAB está a promover uma ação de rastreios de anemia no Algarve.

Se vive ou se encontra a passar férias nesta região do País, marque na agenda: nos dias 23, 24 e 25 de setembro, das 08h00 às 20h00, no Hospital de Loulé, Clínica Internacional de Vilamoura e Algarve Outlet, será possível fazer uma análise simples e descobrir se é um dos que sofre com anemia. A participação é gratuita e para todas as idades, uma vez que a anemia é frequente nas crianças, manifestando-se na idade adulta e na terceira idade.