Um fisioterapeuta digital, que combina sensores de movimento com inteligência artificial, criado por uma startup portuguesa, conquistou um prémio de inovação internacional, que lhe reconhece potencial para transformar o paradigma da reabilitação mundial.

Atribuído pela Sociedade Internacional de Medicina Física e Reabilitação, o SWORD Phoenix, uma ideia da SWORD Health, foi o vencedor desta competição internacional, que identifica e reconhece o projeto mais inovador e tecnológico, capaz de reduzir a incapacidade em termos de atendimento, reabilitação ou melhorar a participação cívica de pessoas com deficiência.

Melhora o acesso e reduz custos

Disponível nos EUA, Canadá, Austrália, Noruega, Portugal, África do Sul, México e Japão, a tecnologia recorre à combinação de sensores de movimento de alta precisão com os mais recentes avanços tecnológicos na área da inteligência artificial.

E permite aos doentes realizarem as suas sessões de fisioterapia no conforto da sua casa, com feedback em tempo real da sua performance e sempre monitorizados pela equipa clínica.

Ao mesmo tempo, torna possível a expansão da pegada terapêutica das equipas clínicas, permitindo-lhes tratar mais doentes, com resultados clínicos sólidos e reduzindo custos operacionais.

O que significa que se reduz também o custo da fisioterapia para os fornecedores de serviços de saúde, ao mesmo tempo que disponibiliza o acesso à informação mais relevante relativa à performance do doente e ao aumento da eficiência operacional das equipas clínicas.

A tudo isto junta-se ainda outra vantagem: como é usado sem que seja necessário sair de casa, o SWORD Phoenix aumenta os níveis de envolvimento e compromisso dos doentes com o seu processo de recuperação.

De resto, confirmam os resultados dos ensaios clínicos, 93% daqueles que se reabilitaram com o SWORD Phoenix apresentam uma melhoria na qualidade das suas capacidades motoras.

Um fisioterapeuta especial

Criada por Virgílio Bento, a SWORD Health é uma startup portuguesa tecnológica, que visa melhorar o acesso a cuidados de saúde de qualidade e a preços acessíveis.

Quanto ao SWORD Phoenix, é um fisioterapeuta digital sofisticado, desenhado para dar aos doentes o acesso a fisioterapia intensiva e de qualidade, no conforto da sua casa, sempre monitorizada pelas equipas clínicas.