Para assinalar o Dia Internacional dos Ensaios Clínicos, que se comemora a 20 de maio, terá lugar um debate internacional em que os “Ensaios clínicos: evolução e desafios atuais” estão em destaque. Transmitido online e moderado pela jornalista Sara Sá, nesta sessão, especialistas nacionais e internacionais vão partilhar as suas experiências e a sua visão acerca desta área, essencial para o desenvolvimento de tratamentos inovadores e para o surgimento de terapêuticas capazes de mudar a vida das pessoas.

Além de dois oradores nacionais, a sessão, organizada pela Roche, contará também com seis especialistas da Bélgica, Israel e Grécia, que se reúnem para partilhar como tem sido a evolução dos ensaios clínicos ao longo dos últimos 10 anos. Além disso, abordarão quais os esforços que os países estão a realizar para se tornarem mais atrativos para os ensaios clínicos e estratégias para a informação, recrutamento e redes de referência.

Em tempos de pandemia, não podia deixar de se discutir também, na segunda parte da sessão, os desafios e as adaptações necessárias para novos modelos de ensaios na era pós Covid-19, assim como a incorporação de novas tecnologias a nível da investigação e desenvolvimento de medicamentos.

Recorde-se que a Roche é a empresa líder em ensaios clínicos em Portugal. Em 2020 e 2021, tem como objetivo o investimento de cerca de 30 milhões de euros nesta área, tendo em curso, atualmente, 67 ensaios, que abrangem 21 centros de investigação e mais de 500 profissionais de saúde. 

Mais informações aqui.