Scroll Top

Estudo traça cenário sobre setor da biotecnologia em Portugal

setor da biotecnologia

A apresentação do Livro Branco dos Medicamentos Órfãos e de um estudo que caracteriza o setor da biotecnologia em Portugal estão em destaque em mais um encontro da P-BIO, Associação Portuguesa de Bioindústria, que vai juntar especialistas nacionais e internacionais para discutir 20 anos de medicamentos órfãos em Portugal.

No dia 7 de maio, o BIOMEET dedica a manhã à temática dos medicamentos órfãos e ao balanço dos seus últimos anos em Portugal.

Para isso, é promovido um painel de discussão com a presença de Luís Brito Avô, do Centro Hospitalar Lisboa Norte, José Aranda da Silva, ex-presidente do Infarmed e Joaquim Brites, presidente da Associação Portuguesa de Neuromusculares.

Uma sessão onde será apresentado o Livro Branco dos Medicamentos Órfãos, que vai contar também com uma apresentação sobre terapia genética.

Durante a tarde, Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização, Daniel Traça, diretor da NOVA SBE e Filipe Assoreira, presidente da P-Bio, vão dar o pontapé de saída para um debate sobre os 20 anos da associação e da biotecnologia em Portugal.

A apresentação da perspetiva europeia da Biotecnologia e do estudo de caracterização do setor da biotecnologia em Portugal, por João Carlos Cerejeira, da Universidade do Minho fazem ainda parte do programa, que finaliza com um debate de balanço dos últimos 20 anos de biotecnologia em Portugal e com a discussão das perspetivas futuras.

Em antecipação a este evento, a P-BIO, em parceria com o BioData.pt, organiza ainda, a 6 de maio, o Fórum BioData.pt Empresas, um fórum de gestão avançada de dados para a criação valor que vai juntar quatro empresas nacionais com atividade ligada ao sector da saúde, do mar, da agricultura e da bioindústria, que irão partilhar a sua experiência e necessidades em relação à gestão e utilização de biodados.

Haverá ainda lugar a uma discussão aberta com a audiência sobre as potencialidades de utilização de ferramentas de bioinformática para maximizar o potencial dos biodados, com vista à criação de valor.

Posts relacionados