Scroll Top

Metade dos novos casos de doenças raras são diagnosticados em crianças

metade das doenças raras diagnosticadas nas crianças

Afetam cerca de 6% a 8% da população e têm vindo progressivamente a aumentar. E, segundo os dados da Direção-Geral da Saúde, 50% dos novos casos de doenças raras são diagnosticados em crianças.

Números que justificam a presença da Exposição ‘Expression of Hope III’ no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, conhecido como hospital das crianças, que se torna agora o palco da iniciativa, num convite a todos, miúdos e graúdos, para que possam conhecer melhor este tipo de doenças.

As histórias de vida, sonhos e desafios, aos quais se juntam a esperança de quem vive e convive com estas doenças, são partilhados nesta exposição que, através da arte, mostra o que muitas vezes as palavras não conseguem expressar, sensibilizando para as doenças raras.

A inauguração desta mostra, patente no átrio principal do Centro Hospitalar de Lisboa Central – Hospital Dona Estefânia, está marcada para o dia 28 de junho, quinta-feira, a partir das 09h15, podendo ser visitada gratuitamente, até ao dia 10 de julho.

Uma exposição sobre doenças raras

A exposição ‘Expression of Hope’ é uma exposição itinerante, que conta com o apoio de várias associações de doentes em todo o mundo. Em Portugal, o apoio é dado pela Aliança Portuguesa de Associações das Doenças Raras.

Inaugurada no Dia Internacional das Doenças Raras, que serviu de arranque à iniciativa, na Assembleia da República, a exposição já passou por diversos locais, em Lisboa, Porto e Coimbra, tendo como objetivo sensibilizar para as Doenças Lisossomais de Sobrecarga.

Ao mesmo tempo, pretende aumentar a informação sobre estas doenças genéticas raras junto dos doentes, familiares, cuidadores e da sociedade em geral.  

Posts relacionados