Scroll Top

Novo livro explica o que são e o bem que fazem os ‘banhos de floresta’

mergulho na floresta

Os japoneses conhecem-na bem. Por cá, shinrin-yoku, ou ‘banhos de floresta’, é uma prática ainda recente, apesar de já ter alguns adeptos. É sobre ela, e os seus benefícios para a saúde, que Yoshifumi Miyazaki, um especialista japonês, escreve, num livro lançado agora no nosso país.

Disponível a partir do dia 26 de abril e publicado pela Albatroz, shinrin-yoku: reduzir o stress e equilibrar corpo e mente com “a terapia da floresta”, explica como é possível melhorar a saúde e o bem-estar de uma forma simples: através de um regresso à natureza.

Porque, garante quem já se dedica a estudar este tema há vários anos, são muitos os benefícios de um verdadeiro “mergulho” na atmosfera da floresta, que proporciona, através de uma imersão tranquila num ambiente também ele tranquilo, um equilíbrio de corpo e mente. Basta para isso caminhar pela floresta, estando plenamente presente e com os sentidos despertos.

Quanto aos efeitos, esses fazem-se sentir de várias formas, indo desde a diminuição da pressão arterial (observável logo após 15 minutos de atividade), à redução do stress e da tensão muscular, fortalecimento do sistema imunitário, diminuição do stress, aceleração da recuperação na doença, melhoria da qualidade do sono, aumento da capacidade de concentração e reforço da intuição.

Yoshifumi Miyazaki é o autor deste livro. Professor universitário, investigador e vice-diretor do Centro de Meio Ambiente, Saúde e Ciências do Campo da Universidade de Chiba, já publicou vários artigos científicos sobre os efeitos e benefícios da terapia da natureza, incluída pelo governo japonês no plano de saúde daquele país.

Em 2000, Yoshifumi Miyazaki recebeu o Prémio do Ministério Japonês de Agricultura, Florestas e Pescas por ter demonstrado os benefícios para a saúde do recurso ao shinrin-yoku e, em 2007, um prémio da Sociedade Japonesa de Antropologia Fisiológica.

Posts relacionados