Scroll Top

Este é o fruto que deve comer todos os dias para uma saúde cardiovascular de ferro

fruto amigo do coração

Se gosta de comer regularmente frutos do bosque, esta notícia é para si. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de East Anglia, no Reino Unido, comer cerca de 150g de mirtilos por dia pode reduzir até 15% o risco de sofrer uma doença cardiovascular. Um fruto amigo do coração.

Durante seis meses, a equipa de investigadores analisou o consumo de mirtilos em 138 pessoas com idades compreendidas entre os 50 e os 75 anos e que sofressem da síndrome metabólica, de forma a compreender se este fruto poderia ser (ou não) benéfico para este grupo de risco.

Atualmente diagnosticada em cerca de um terço da população, a síndrome metabólica é detetada em doentes com três ou mais destes problemas de saúde: obesidade, pré-hipertensão arterial, hiperglicemia, hipocolesterolemia (bom colesterol baixo) ou hipertrigliceridemia (triglicéridos elevados).

Composição do fruto esconde receita para coração mais forte

Os resultados do estudo foram claros, pois quem consumiu as 150 gramas diárias de mirtilos registou uma diminuição no risco de doenças cardiovasculares. No entanto, quem apenas consumiu metade desta dose não registou qualquer diminuição no risco de poder a vir a sofrer de doenças cardiovasculares.

“Inesperadamente, não foram encontrados quaisquer benefícios em consumir uma dose 75 gramas de mirtilos”, afirma Peter Curtis, um dos líderes da investigação. “Isto leva a crer que poderá ser necessária uma quantidade superior para que estes benefícios sejam notados em populações em risco do que na população geral.”

Já estudos anteriores tinham também provado que os consumidores regulares de mirtilos apresentavam um risco inferior de vir a sofrer de doenças cardiovasculares ou de diabetes tipo 2, devido ao facto de terem na sua composição antocianinas, um flavonoide responsável pela atribuição dar cor azul (ou vermelha) à fruta.

Posts relacionados