Scroll Top

Livro digital partilha receitas e conselhos para combater a obesidade

Livro digital para combater a obesidade

“Seis em cada dez portugueses são pré-obesos ou obesos.” Números que impressionam e que motivam a criação, por parte do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), do livro digital Na Luta Contra a Obesidade. Nele apresentam-se conselhos e estratégias para prevenir e combater este flagelo.

A publicação, gratuita e que pode ser descarregada no site e página de Facebook do CHL, traça o cenário dos quilos a mais e da obesidade em Portugal, partilhando recomendações essenciais sobre vários temas.

Concebido pela Unidade de Nutrição e Dietética daquela unidade hospitalar, o livro pretende clarificar algumas dúvidas. Entre estas estão as relacionadas com as chamadas dietas da moda. Desde a paleo a crudívera, detox, low-carb e por aí fora, aconselha uma alimentação “individualizada para as necessidades de cada pessoa”. Isto com o acompanhamento do nutricionista.

Avança sugestões sobre como manter o peso saudável e mais, apresenta o conceito de ‘Marmitas 5S’, ou seja, Saudáveis, Simples, Saborosas, Sazonais e Sustentáveis, um conceito criado pelos nutricionistas e dietistas do CHL.

Sopa Fria de Tomate e Hortelã, Zoodles com Legumes Slateados e Peito de Frango Desfiado, Feijoada Vegan com Arroz Branco ou Empadão de Pescada, Batata-Doce e Grelos são algumas das receitas partilhadas, juntamento com o conselho: “o uso de marmitas é uma forma de poupar tempo e dinheiro, controlar as quantidades ingeridas e planear a alimentação semanal”.

Uma ferramenta para uma batalha difícil

Um livro que pretende chegar próximo da comunidade “e dar ferramentas aos utentes para que possam contribuir diária e ativamente para a sua saúde”. 

Porque, segundo os autores deste livro, “é necessário contribuir ativamente para combater a obesidade”. Esta é “uma consequência negativa dos tempos atuais, em que se passa muito tempo parado”.

E aqui junta-se “uma oferta enorme de alimentos altamente processados, com altos valores de açúcares e com valores nutricionais desadequados”, aos quais é preciso ajuda para conseguir resistir.

Posts relacionados