Julho está na reta final mas, apesar das temperaturas bipolares, já se fazem sentir alguns bons dias de praia de norte a sul do País. E ainda que as férias possam ser significado de relaxar e abdicar um pouco da dieta, isso não significa que nos devemos descuidar por completo. E parece ser isso que pensam muitos portugueses, preocupados com a linha, a julgar pelos dados da categoria “nutricionismo” da plataforma online de prestação de serviços Fixando, que tem sido uma das categorias em maior crescimento.

Em 2019, e até à data, comparando com o período homólogo, registou-se um aumento de 43% na procura deste serviço, sendo que os meses com maior procura foram janeiro, pelas promessas de início de ano e para colmatar efeitos dos clássicos doces de Natal e Ano Novo, e maio, a reta final de um último esforço para a preparação das férias de verão. 

É para evitar o descalabro alimentar que se costuma verificar nesta época que Bárbara Marques, nutricionista inscrita na Fixando, partilha algumas receitas fáceis, rápidas e, melhor ainda, ideais para evitar passar o dia de praia a comer batatas fritas, gelados e bolas de Berlim.

Chips de banana

Picture 2 of 4

Chips de banana Não há melhor do que fruta, seja em que ocasião for. Aqui, Fatiam-se as bananas o mais fino possível e colocam-se numa única camada sobre uma folha de papel vegetal. Assam-se num forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 minutos (virando a cada dez minutos). Transferem-se para um prato, deixam-se secar e conservam-se em potes herméticos para que não percam a textura crocante.