Scroll Top

Oito em cada dez adultos sofrem com doenças nas gengivas

doenças que afetam as gengivas

Gengivas saudáveis, sorriso bonito. A afirmação serve de lema do Dia Europeu da Saúde Periodontal, que se assinala no próximo dia 12 e que alerta para as doenças da gengiva, o problema médico mais comum nos adultos, com impacto na saúde em geral.

Afetam oito em cada dez pessoas com mais de 35 anos de idade. E as doenças das gengivas são, confirmam os especialistas, a principal razão para a perda de dentes em adultos, que causa problemas de mastigação e afeta a nutrição, a qualidade de vida e a autoestima.

Não só isso, mas estão também relacionadas com o aumento dos riscos de doenças cardiovasculares, diabetes, doença renal crónica, artrite reumatoide e outras doenças graves.

“Cuidar das gengivas é importante para a saúde oral e para a saúde geral ao longo da vida”, confirma Lior Shapira, coordenador da Federação Europeia de Periodontologia, que organiza o Dia Europeu da Saúde Periodontal.

“Gengivas saudáveis ​​criam também belos sorrisos, preservando os nossos dentes e os contornos faciais.”

Conselhos para umas gengivas saudáveis

Para ter gengivas saudáveis, os conselhos são simples. É importante limpar entre os dentes todos os dias com um fio interdentário e escovar os dentes por pelo menos dois minutos, duas vezes por dia.

Evitar fumar, ter uma dieta saudável, rica em frutas e vegetais e pobre em açúcar, e fazer exercícios diariamente são dicas válidas para uma vida saudável, que inclui a saúde oral.

A visita ao dentista pelo menos duas vezes por ano, assim como o controlo dos níveis de açúcar no sangue, para quem tem diabetes, integram também a lista.

Para assinalar este dia, mais de 100 cidades em todo o mundo preparam-se para realizar exames periodontais gratuitos, distribuir informação e realizar workshops sobre o tema.

Posts relacionados