Gengivas saudáveis, sorriso bonito. A afirmação serve de lema do Dia Europeu da Saúde Periodontal, que se assinala no próximo dia 12 e que alerta para as doenças da gengiva, o problema médico mais comum nos adultos, com impacto na saúde em geral.
Afetam oito em cada dez pessoas com mais de 35 anos de idade. E as doenças das gengivas são, confirmam os especialistas, a principal razão para a perda de dentes em adultos, que causa problemas de mastigação e afeta a nutrição, a qualidade de vida e a autoestima.
Não só isso, mas estão também relacionadas com o aumento dos riscos de doenças cardiovasculares, diabetes, doença renal crónica, artrite reumatoide e outras doenças graves.
“Cuidar das gengivas é importante para a saúde oral e para a saúde geral ao longo da vida”, confirma Lior Shapira, coordenador da Federação Europeia de Periodontologia, que organiza o Dia Europeu da Saúde Periodontal.
“Gengivas saudáveis criam também belos sorrisos, preservando os nossos dentes e os contornos faciais.”
Conselhos para umas gengivas saudáveis
Para ter gengivas saudáveis, os conselhos são simples. É importante limpar entre os dentes todos os dias com um fio interdentário e escovar os dentes por pelo menos dois minutos, duas vezes por dia.
Evitar fumar, ter uma dieta saudável, rica em frutas e vegetais e pobre em açúcar, e fazer exercícios diariamente são dicas válidas para uma vida saudável, que inclui a saúde oral.
A visita ao dentista pelo menos duas vezes por ano, assim como o controlo dos níveis de açúcar no sangue, para quem tem diabetes, integram também a lista.
Para assinalar este dia, mais de 100 cidades em todo o mundo preparam-se para realizar exames periodontais gratuitos, distribuir informação e realizar workshops sobre o tema.