É um gesto simples. Mas a simplicidade da doação de sangue contrasta com a sua importância. É, literalmente, um gesto capaz de salvar vidas e melhorar a qualidade de muitas outras, nomeadamente a dos doentes que se encontram em tratamento no Instituto Português de Oncologia de Lisboa, onde todas as dádivas são bem-vindas.

Sejam adultos, jovens ou crianças, os doentes oncológicos podem necessitar de transfusões devido à sua doença ou ao tratamento a que esta obriga (cirurgia, quimioterapia, radioterapia, transplante de medula).

E como não existe ainda substituto para o sangue humano, a disponibilidade do mesmo está dependente em exclusivo da generosidade dos dadores, ou seja, da doação de sangue.

É para estes que se apela e informa que o serviço no IPO Lisboa está aberto de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 16h00, e ainda aos sábados, das 9h00 às 11h00, estando disponível estacionamento gratuito para os dadores.

Além da dádiva de sangue, no IPO Lisboa os dadores podem também aproveitar para se inscreverem na lista de doadores de medula óssea.

Mais informações sobre a dádiva podem ser encontradas na página online do Serviço Nacional de Saúde.