Scroll Top

Há 91 milhões de euros para obras em dez hospitais do SNS

obras em dez hospitais

São 10 os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que vão beneficiar de um investimentos de 91 milhões de euros nos próximos três anos, verbas parcialmente provenientes de financiamento comunitário.

Para além da recuperação e da melhoria de infraestruturas e equipamentos, pretende-se ainda melhorar a rede e aumentar a atual capacidade instalada do SNS, o que passa pela aquisição de equipamentos para radioterapia, a requalificação de instalações e equipamentos e projetos com vista à eficiência energética.

Caberá, agora, aos hospitais realizar as ações necessárias à concretização o mais rápida possível destes investimentos.

Os hospitais da lista

Da lista de instituições que vão ser contempladas com investimento fazem parte o Centro Hospitalar Tondela/Viseu, que vai ter obras de alargamento e remodelação da urgência polivalente, o Centro Hospitalar Barreiro/Montijo, para o qual será adquirido um acelerador linear para radioterapia, sofrendo ainda obras de adaptação e o Centro Hospitalar Póvoa Varzim/ Vila do Conde, com reabilitação e melhoria de instalações.

O Centro Hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douro vai ter direito a um novo acelerador linear e à reabilitação dos sistemas energéticos;  o Centro Hospitalar do Médio Ave terá uma requalificação da unidade de Santo Tirso, enquanto o Centro Hospitalar do Baixo Vouga recebe verba para um projeto de eficiência energética.

No Centro Hospitalar de Lisboa Norte será feita a construção da Central Térmica do Hospital de Santa Maria; no Centro Hospitalar de Setúbal será construído um novo edifício para o serviço de Urgência; no Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil será feita a requalificação do edifício de Cirurgia e no Hospital das Forças Armadas a requalificação do polo de Lisboa.

Obras na urgência do São José arrancam no dia 6

As obras de requalificação e modernização do Serviço de Urgência Geral do Hospital São José, em Lisboa, vai arrancar já no próximo dia 6 de maio.

A intervenção, que vai custar 1,2 milhões de euros, irá durar até ao fim do ano e “corresponde à necessidade inadiável de aumentar e modernizar as instalações onde funciona a urgência”.

As obras vão permitir aumentar as instalações em cerca de 30% e, no início de 2020, haverá “mais gabinetes médicos e todas as especialidades oferecidas nas urgências ficarão concentradas na mesma zona, revela o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central.

Na psiquiatria, as obras vão permitir “significativos melhoramentos, ganhando uma sala de contenção e outra de observação”.

Posts relacionados