Scroll Top

Sociedade Portuguesa de Oftalmologia tem um novo presidente

oftalmologia

Rufino Silva foi eleito novo presidente da direção da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) para o biénio de 2021-2022. A tomada de posse da nova direção decorreu no passado sábado, dia 9 de janeiro, numa cerimónia virtual.

O novo presidente é professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e assistente hospitalar sénior do Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra.

Ao longo da sua atividade tem desempenhado vários cargos, tendo sido vice-presidente da SPO no biénio que agora termina. De realçar a atividade científica na área da retina, nomeadamente na degenerescência macular da idade, doença em que é perito de renome mundial.

Rufino Silva agradeceu à direção cessante, na pessoa de Falcão Reis, “a dedicação, o empenho e todo o trabalho realizado no biénio que agora termina, num mandato marcado por circunstâncias nunca antes vividas, que exigiu uma capacidade enorme de adaptação e resiliência, o que levou a que muitos dos projetos planeados não fossem realizados”.  

Segundo o novo presidente da SPO, que agora assume funções, “a nossa atuação terá, nos próximos 2 anos, quatro linhas principais de ação: a formação científica e educação médica, a revisão dos estatutos, a defesa do ato médico em Oftalmologia e da saúde ocular dos portugueses e a indexação internacional da revista Oftalmologia. É um projeto ambicioso e todos somos chamados para a discussão e tomada de decisões importantes, para a participação ativa em diferentes áreas de atuação da sociedade. A SPO somos todos nós, depende de todos nós”. 

Posts relacionados