Scroll Top

Mercado da saúde animal ganha uma voz ativa e independente

saúde animal

Portugal era, até agora, o único país sem uma entidade autónoma para o setor dos medicamentos para a saúde animal. Era, porque a APIFVET – Associação da Indústria Farmacêutica de Medicamentos Veterinários, recentemente criada, veio colmatar esta lacuna. E apresenta-se aos principais stakeholders no próximo dia 19 de junho.

A Faculdade de Medicina Veterinária, em Lisboa, vai servir de palco para a associação, que pretende representar 95% do mercado da saúde animal e resulta da vontade de dar uma voz ativa e independente ao setor.

Até agora, o mercado de medicamentos veterinários estava associado à APIFARMA. Contudo, dadas as especificidades deste setor e as crescentes diferenças legislativas e regulamentares entre este mercado e o mercado de medicamentos de uso humano, surgiu a necessidade de criar uma entidade própria, capaz de juntar as maiores empresas a atuar no mercado português nesta área.

“Estavam reunidas as condições para que as empresas do setor se envolvessem na criação da APIFVET”, explica Jorge Moreira da Silva, Presidente da associação.

De acordo com a mesma fonte, “existem agora condições para a adesão de novas empresas, que anteriormente expressavam reservas face à notória dificuldade deste setor em se afirmar com uma atividade associativa, que de forma autónoma defendesse os interesses das suas associadas e da saúde animal.”

Debate sobre o mercado de medicamentos e a saúde animal

No evento, para além da apresentação do âmbito de intervenção e dos objetivos desta nova associação, será ainda abordada a ‘Estratégia de redução das antibiorresistências’, uma conversa liderada por Fernando Bernando, Diretor-Geral de Alimentação e Veterinária.

Armando Ferreira, advogado, terá a seu cargo falar sobre a ‘Gestão de risco concorrencial do acesso à Informação’, tema que, explica Jorge Moreira da Silva, “espelha a preocupação da APIFVET em cumprir e incentivar o cumprimento por parte das nossas associadas das leis de concorrência e da publicidade, de proteção de dados e normas deontológicas aplicáveis a este mercado”.

Ver também: Farmacêuticas de medicamentos veterinários juntam-se em nova associação 

Posts relacionados