Scroll Top

Dieta saudável reduz a gengivite em quatro semanas

dieta ajuda a melhorar gengivite

Bastam quatro semanas de uma dieta saudável para reduzir significativamente a gengivite, revela um estudo apresentado no EuroPerio9, o congresso mundial de periodontologia e implantodontia.

Definido como uma inflamação das gengivas, resultante sobretudo da acumulação de bactérias nos espaços entre as gengivas e os dentes, este é um problema comum, cujos principais sintomas são o sangramento, inchaço e dificuldade em mastigar. E que, se não for tratado, pode levar a uma situação mais grave e complexa (periodontite).

Johan Wölber, investigador do Centro de Medicina Dentária do University Medical Center Freiburg, na Alemanha e autor principal do estudo, explica que este trabalho dividiu um grupo de doentes: de um lado os que seguiam uma dieta especial com redução de hidratos de carbono e proteínas animais, mas rica em ácidos gordos ómega 3, vitaminas C e D, antioxidantes, nitratos e fibras vegetais; do outro os que nada fizeram.

“Estes continuaram a ter uma dieta ocidental comum, rica em hidratos de carbono e ácidos gordos saturados e pobre em micronutrientes. Pedimos a ambos os grupos para não fazerem a limpeza entre os dentes durante o estudo e avaliamos os parâmetros clínicos periodontais e inflamatórios no início e após quatro semanas”, refere.

Conselhos para uma vida mais saudável, sem gengivite

Foi com surpresa que os especialistas verificaram serem apenas necessárias quatro semanas de uma dieta saudável para que se reduzisse de forma substancial a inflamação das gengivas. “No geral, encontramos uma redução da gengivite em cerca de 40%”, acrescenta o investigador.

“Parece claro que uma dieta ocidental impulsiona a inflamação. Este estudo mostra que uma mudança na dieta é boa para os doentes com gengivite, mas também pode ser favorável para doentes com periodontite.”

E o que é isto de uma dieta ideal? É aquela onde se reduzem os hidratos de carbono processados, como açúcar ou farinha branca e as gorduras saturadas e aumentam os micronutrientes das plantas, vitamina D, ácidos gordos ómega-3, fibras e plantas. 

“Devido ao baixo teor de hidratos de carbono, essa é uma dieta que também ajuda a prevenir cáries e a promove a perda de peso. Por isso, os profissionais de saúde oral devem sentir-se confiantes ao recomendar uma dieta saudável aos seus doentes, da mesma forma que promovem a higiene oral, pois beneficiará tanto esta como a saúde geral.”

Posts relacionados