Scroll Top

Comissão Europeia organiza maratona para desenvolver soluções inovadoras contra a COVID-19

soluções inovadoras

A partir desta sexta-feira (24 de abril), e ao longo do fim de semana, a Comissão Europeia organiza o #EUvsVirus Hackathon, uma maratona liderada pelo Conselho Europeu de Inovação e realizada em estreita colaboração com os Estados-Membros da União Europeia (UE), que ligará a sociedade civil, os inovadores, os parceiros e os investidores de toda a Europa. O objetivo? Desenvolver soluções inovadoras destinadas a combater o surto do novo coronavírus.

Uma iniciativa que Mariya Gabriel, Comissária para Inovação, investigação, Cultura, Educação e Juventude considera “um ótimo exemplo do espírito cooperativo europeu”.

Inscritos na cerimónia inaugural estão já mais de 12.000 participantes, que vão fazer parte do evento, estruturado em várias categorias de problemas que precisam de soluções a curto prazo no que diz respeito à saúde e vida do coronavírus, continuidade dos negócios, trabalho e educação à distância, coesão social e política, finanças, entre outros temas.

Todos os 27 Estados-Membros da UE vão participar, assim como outros países. Quanto às soluções vencedoras, estas serão convidadas a fazer parte da Plataforma COVID do Conselho Europeu de Inovação, que será lançada a 27 de abril, para facilitar as relações com os utilizadores finais, como hospitais, e fornecer acesso a investidores, fundações e outras oportunidades de financiamento em toda a UE.

Em busca de soluções inovadoras em várias áreas

De equipamento de proteção, ventiladores/respiradores, sistemas de esterilização automática de Unidade de Cuidados Intensivos, deteção precoce e remota de infeções, transferência real de conhecimentos, ideias e experiências entre hospitais ou testes rápidos baratos, são muitos os desafios que procuram aqui resposta.

Todos são convidados a inscrever-se, quer tenham já ou não algum projeto em desenvolvimento para a luta contra a COVID-19.