
Foi em outubro e 2024 que a Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal (ULSAS) aderiu ao “Ligue Antes, Salve Vidas”. Seis meses depois, o balanço feito aponta resultados positivos.
Dos mais de 116 mil contactos feitos por utentes da ULSAS com o SNS24, mais de metade (55%) resultaram em encaminhamento para os cuidados de saúde primários, tendo sido realizadas cerca de 52.600 consultas; 37% foram encaminhados para serviços de urgência da ULSAS; 8% ficaram em autocuidados.
Analisando as admissões nos serviços de urgência da ULSAS (geral, pediátrica e ginecológica e obstétrica) neste período, verifica-se que a grande maioria dos utentes foi referenciado (SNS24, INEM, Cuidados de Saúde Primários, Hospital, entre outros), fixando-se em 23,6% a taxa de utentes que chegaram por meios próprios.
Um balanço para o qual contribui, refere a ULSAS em comunicado, “ao empenho, profissionalismo e envolvimento dos profissionais dos serviços de urgência e dos cuidados de saúde primários da ULSAS, particularmente louváveis num contexto difícil como é a época do inverno”.
É ainda destacada a taxa de encaminhamento de utentes triados com a pulseira “azul” ou “verde” para os cuidados de saúde primários (perto dos 16% no conjunto das três urgências, no acumulado dos seis meses, e que no caso do Serviço de Urgência Geral tem rondado os 30% desde o início deste ano), “fruto do trabalho e esforço acrescidos dos profissionais de enfermagem e dos assistentes técnicos das urgências hospitalares”.
A ULSAS recorda ainda que as unidades de cuidados de saúde primários, de forma voluntária, estão a dar resposta em doença aguda também a utentes sem equipa de família. A média de utilização diária de consultas abertas ronda as 780 em dias úteis e as 100 aos fins de semana e feriados.