
Já estão abertas as inscrições para o Prémio Roche de Jornalismo em Saúde 2025 que, ao longo dos últimos 13 anos, tem promovido o poder transformador da investigação e da narrativa. Uma iniciativa promovida pela Roche América Latina, com a secretaria técnica da Fundação Gabo, fundada por Gabriel García Márquez e que inclui, pela primeira vez, jornalistas de Portugal.
De 6 de maio a 9 de junho de 2025, os jornalistas interessados poderão apresentar a sua candidatura numa das três categorias que procuram premiar a excelência e estimular uma cobertura jornalística de qualidade sobre temas de saúde e ciência na América Latina, Espanha e, pela primeira vez, em Portugal.
A saúde e a ciência são elementos centrais na construção de sociedades mais justas, e o jornalismo desempenha um papel fundamental na comunicação de avanços científicos e dos seus impactos sociais, assim como na análise de desigualdades e soluções.
Na sua 13.ª edição, o Prémio Roche reafirma a importância do jornalismo nestas áreas. Desde a sua criação, em 2013, foram premiados 71 trabalhos de entre mais de 6.000 trabalhos apresentados, reflexo do interesse e do compromisso da comunidade jornalística da América Latina e dos países ibéricos com uma cobertura ética, rigorosa e de qualidade na divulgação de temas de saúde e ciência.
Miguel Montes, diretor de Programas da Fundação Gabo, explica que “esta edição procura impulsionar o jornalismo especializado e rigoroso, com histórias com propósito que, além de analisarem os desafios sanitários e as desigualdades no acesso à saúde, tragam experiências transformadoras, aprendizagens e avanços tecnológicos e sociais que contribuam para a melhoria do atendimento integral e da sustentabilidade dos sistemas de saúde”.
Com o objetivo de continuar a dar prioridade aos trabalhos especializados, os temas para esta edição são:
- Desafios e oportunidades no atendimento de saúde
- Prevenção, diagnóstico e cuidados primários
- Valor da inovação no atendimento em saúde
- Mulher e saúde
Nove finalistas serão convidados a participar na cerimónia de entrega de prémios, que decorrerá em outubro de 2025, duranteo Roche Press Day, um fórum que promove o intercâmbio interdisciplinar entre jornalistas, profissionais de saúde e academia, representantes de organizações civis ou não-governamentais e decisores. Os trabalhos vencedores serão anunciados durante este fórum.
As categorias disponíveis são: jornalismo escrito, jornalismo audiovisual e cobertura jornalística (cobertura ampla e aprofundada sobre um tema atual de saúde e ciência).
Os trabalhos inscritos deverão ter sido publicados originalmente em espanhol ou português entre 1 de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2024. Cada pessoa pode inscrever até dois trabalhos, desde que um deles seja de autoria individual e o outro coletivo.
Além dos prémios principais, serão concedidas menções honrosas a trabalhos de destaque em Jornalismo de soluções, assim como em Valor da inovação no atendimento em saúde.