A NOVA School of Law celebra o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, que se assinala a 25 de novembro, com duas iniciativas que reforçam o seu compromisso com a igualdade de género, a inclusão e a promoção de ambientes seguros e equitativos.
Neste dia, terá início uma nova edição do programa Girls For Girls Portugal, implementado pela LEAD Alliance, com a formação das mentoras que vão acompanhar jovens mulheres no desenvolvimento de competências de liderança. Esta edição tem como rosto Ariana Simões de Almeida, antiga aluna da NOVA School of Law e Co-Fundadora e Presidente da The LEAD Alliance | Girls For Girls Portugal.
Este é um programa que faz parte de um movimento global, criado em 2017, na Harvard Kennedy School, e que hoje está presente em 18 países, apoiando jovens mulheres dos 18 aos 30 anos a desenvolverem a coragem, a visão e as competências necessárias para assumir cargos de liderança.
Assente em três pilares — inspiração e aprendizagem, mentoria e networking — esta nova edição reúne 19 mulheres, entre as quais professoras, investigadoras, alumni, profissionais da NOVA School of Law e de organizações parceiras, bem como especialistas de áreas tão diversas como gestão, tecnologia, comunicação, arquitetura, engenharia, consultoria, design, educação ou intervenção social. Apesar de trajetórias distintas, todas partilham a mesma motivação: inspirar e apoiar jovens mulheres, contribuindo para a construção de ecossistemas de liderança mais inclusivos e equitativos.
Além disso, dia 25 de novembro é o primeiro dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e Raparigas. Neste âmbito, a NOVA Refugee and Migration Clinic inaugura, no dia 25, no átrio da Faculdade, uma exposição composta por dois murais: um dedicado às estatísticas sobre o tema e o outro com as manchetes de notícias de 2024 e 2025. A exposição poderá ser visitada até 10 de dezembro.
“Na NOVA School of Law, acreditamos numa educação inclusiva, capaz de promover a igualdade de oportunidades e impulsionar o sucesso de quem aqui se forma. Somos uma Faculdade maioritariamente frequentada por mulheres, o que reforça a nossa responsabilidade na promoção da igualdade de género. A parceria com a LEAD Alliance no programa Girls For Girls e a exposição organizada pela NOVA Refugee and Migration Clinic ilustram o nosso compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde o diálogo, a reflexão crítica e os direitos humanos estão no centro da ação académica e social”, afirma Margarida Lima Rego, Diretora da NOVA School of Law.
Crédito imagem: Pexels















