É para lutar contra o estigma associado à saúde mental que o Movimento Rotary acaba de anunciar a Caminhada Solidária pela Saúde Mental – Consciencializar e acabar com o estigma. No próximo dia 7 de abril, domingo, às 10h00, o Parque das Nações, em Lisboa vai ser o palco desta iniciativa, cuja partida e chegada terão lugar no Passeio do Tejo, junto à Torre Vasco da Gama e Hotel Myriad by Sana, no Parque das Nações.
Como o próprio nome da caminhada indica, o grande objetivo desta iniciativa é sensibilizar a população para o tema da saúde mental e todo o estigma associado.
“Os números sobre saúde mental não são animadores e, por isso, é preciso acabar com o estigma relacionado com esta doença”, explica Miguel Silva do Movimento Rotary.
“A saúde mental está diretamente relacionada com o desempenho no trabalho, qualidade de vida social e pessoal. É urgente sensibilizar e conhecer mais sobre este tema para que cada um de nós saiba identificar os primeiros sinais de doenças como depressão, ansiedade ou esquizofrenia. Allém de identificar os sinais, é fundamental saber a quem se deve dirigir, pois para estes problemas existem profissionais de saúde que fazem a diferença e que podem contribuir para diminuir o estigma e as elevadas taxas de suicídio”, explica Miguel Silva, do Movimento Rotary.
A inscrição, limitada a 5.000 participantes, deverá ser feita aqui: se for até dia 17 de março, o custo será de 15€ (quinze euros), subindo para os 18 euros se for feita entre 18 de março e 6 de abril, com 80% deste valor a reverter para as associações ADEB – Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares, GAC – Grupo de Ação Comunitária, ARIA – Associação de Reabilitação e Integração Ajuda e GIRA – Grupo de Intervenção e Reabilitação Ativa. Os restantes 20% revertem para projetos solidários do Rotary em Portugal.