Ecocardiografia de esforço na criança, um exame de futuro

AVC

O cardiologista Carlos Cotrim dá a sua opinião sobre a ecocardiografia de esforço na criança, um exame que considera que deve ser cada vez mais usado.

Carlos Cotrim, Hospital da Cruz Vermelha
Carlos Cotrim, Médico Cardiologista no Hospital da Cruz Vermelha, especialista em Ecocardiografia de Sobrecarga

O Hospital da Cruz Vermelha desenvolveu, nos últimos quatro anos, no seu Laboratório de Ecocardiografia, uma atividade crescente na área da ecocardiografia de sobrecarga com particular relevo para a ecocardiografia de esforço em tapete rolante.

A utilização de ecocardiografia de sobrecarga no adulto é atualmente recomendada como exame de primeira linha no estudo do doente cardíaco pela Sociedade Europeia de Cardiologia.

O uso da ecocardiografia de esforço na criança está menos disseminado e não faz ainda parte do algoritmo diagnóstico da avaliação da criança com sintomas de dor torácica ou lipotimias relacionadas com o esforço e de causa potencialmente cardíaca.

No entanto, a nossa experiência demonstra que, nos últimos anos, a ecocardiografia de esforço deverá, no futuro, passar a ser um exame de primeira linha neste contexto clínico. Esta tese será desenvolvida e apresentada na primeira reunião do Heart Center, que se irá realizar no dia 30 de março.

Em algumas destas situações clínicas, os achados observados no ecocardiograma em repouso não traduzem a resposta que ocorre no coração, em resposta ao esforço que é o causador dos sintomas.

Salientamos de entre as múltiplas aplicações(1) o seu uso na deteção de gradientes intraventriculares durante o esforço associados ou não a SAM da válvula mitral, como causa de sintomas relacionados com o esforço.

Carlos Cotrim, Médico Cardiologista no Hospital da Cruz Vermelha

(1)Cotrim C 1 , João I, Fazendas P, Almeida AR, Lopes L, Stuart B, Cruz I, Caldeira D, Loureiro MJ, Morgado G, Pereira H. Clinical applications of exercise stress echocardiography in the treadmill with upright evaluation during and after exercise. Cardiovasc Ultrasound. 2013 Jul 22;11:26. doi: 10.1186/1476-7120-11-26.

Posts relacionados