Scroll Top

Não consegue parar de arrotar? Hábitos alimentares ou doença podem ser o motivo

arrotar sem parar

Arrotar é uma função corporal comum, mas quando atinge um nível que interfere com a vida diária, é definido como distúrbio do arroto. Estudos internacionais relataram que aproximadamente 1% dos adultos apresentam distúrbios de arrotos.

Investigadores japoneses quiseram perceber qual a relação entre a taxa de distúrbios associados a arrotar, comorbilidades e os estilos de vida. Para isso, uma equipa de investigação liderada por Yasuhiro Fujiwara, especialista da Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Osaka, realizou um inquérito a 10.000 adultos, que revela que 1,5% apresentavam distúrbios de arrotos.

Isto foi mais prevalente naqueles que eram homens, bebiam álcool e tomavam medicamentos para o refluxo ácido.

Além disso, verificou-se que a presença de doenças gastrointestinais, comer até se sentir saciado e frequência mastigatória extremamente baixa ou alta estavam significativamente associados aos que partilhavam sofrer deste problema, ou seja, arrotar sem parar. Já o elevado consumo de bebidas gaseificadas não revelou ter impacto.

“O problema dos distúrbios dos arrotos é que demoram muito tempo a ser tratados e só são praticados num número limitado de instalações médicas”, afirma Fujiwara. “No futuro, a avaliação do número de vezes que alguém mastiga e os efeitos da melhoria dos hábitos alimentares em pessoas com distúrbios de arrotos proporcionará uma opção de tratamento para os pacientes realizarem por conta própria.”

 

Crédito imagem: iStock

Related Posts