Um homem cruza os portões do cemitério com uma missão invulgar: pedir o divórcio à mulher que já partiu. Afinal, por mais insólito que pareça, odiar uma ex-mulher é mais simples do que carregar o fardo de amar alguém eternamente. É este gesto que marca o início de “Agora Noutro Lugar”, uma tragicomédia entre o riso e a dor, que reflete sobre o luto, a ausência e o amor em vários estados e fases e sobe ao palco do Auditório Municipal de Vila Nova de Gaia no próximo dia 23 de outubro, às 21h30. Uma noite de teatro imperdível e com propósito: parte das receitas do espetáculo reverte a favor da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP).
O texto é da autoria de Marine Antunes, interpretado pelo marido, o ator Tiago Castro, e parte da sua experiência pessoal: sobreviveu ao cancro e perdeu um namorado com cancro. “’Agora Noutro Lugar’ é uma proposta íntima, frontal e desconcertante, que fala da perda, da doença, do medo e do amor com brutal honestidade e uma dose inesperada de humor. Um espetáculo comovente, que procura tocar o público sem moralismo, apenas com verdade”, esclarece Marine Antunes.
As situações de doença grave e/ou incurável com necessidade de cuidados paliativos afetam não só os doentes, mas também os que lhes são mais próximos, familiares e cuidadores, e estendem-se ao processo de luto. “Em Portugal, os cuidados paliativos continuam a não ser prioritários para quem governa. Continuamos a falhar enquanto sociedade a estas pessoas, num momento de maior fragilidade, quando mais precisam de apoio”, alerta Catarina Pazes, presidente da APCP.
“As necessidades são imensas e vão aumentar exponencialmente. Face a isso é urgente que se tomem medidas para inverter esta situação. A APCP está comprometida e disponível para colaborar e ser parte ativa na procura de soluções. Reconhecemos a importância do envolvimento da comunidade nesta causa e é com especial gratidão que acolhemos o apoio deste espetáculo para a causa dos cuidados paliativos”, reforça Catarina Pazes. E conclui: “a forma sensível como esta peça aborda o luto e a ausência, numa fase prematura da vida, ajuda-nos a refletir de uma forma especial sobre esta temática e a necessidade de apoio”.
Tiago Castro é um ator com vasta experiência em televisão, cinema, teatro, dobragens e publicidade. Participou em várias produções televisivas e integrou filmes como ‘Soldado de Milhões’, ‘André Valente’ e ‘Jersey Shore Massacre’. Com formação em representação pela ESTC, William Esper Studio e Michael Howard Studio (Nova Iorque), tem ainda um percurso sólido em teatro, com atuações em Portugal e nos EUA.
O encenador Marco Medeiros fundou a companhia de teatro Palco 13, da qual é o atual diretor artístico. Em teatro, encenou mais de 30 espetáculos como diretor de atores e dirigiu 19 produções para todos os canais nacionais e plataformas de streaming, como HBO, Amazon Prime Vídeo, Netflix e Globo Play. Atualmente, além dos projetos de teatro e ficção, dirige duas oficinas de interpretação e é professor na Escola Profissional de Cascais.
Crédito imagem: DR















