Scroll Top

A infeção por HPV e o cancro da boca e da garganta

hpv

Não é novidade a relação entre a infeção por papilomavírus humano (HPV) e certos tipos de cancros cervicais, mas o que talvez muitos não saibam é que esta infeção também está relacionada com um risco maior de cancro oral e da garganta. É para os evitar que está disponível a vacinação para meninas e meninos.

O HPV é uma infeção viral que costuma provocar o crescimento de saliências ou verrugas na pele, explica Gregory Jones, especialista em ouvido, nariz e garganta no Sistema de Saúde da Mayo Clinic, em Owatonna, Minnesota.

“A infeção por HPV acontece quando o vírus entra no corpo geralmente através de um corte, lesão ou pequeno ferimento na pele”, explica o médico. “O vírus é transmitido sexualmente ou através do contacto com a pele. Há mais de 100 tipos de HPV. Na maioria dos casos, o sistema imunitário do corpo combate uma infeção por HPV antes do surgimento de verrugas, por isso é fácil ter HPV sem perceber.”

De acordo com o especialista, alguns tipos de infeção por HPV podem causar cancro. “Por exemplo, praticamente todos os cancros cervicais são causados pela infeção por HPV, que também pode causar cancros na garganta e boca, havendo porém uma tendência para que sejam menos agressivos em relação aos outros cancros não relacionados com o vírus.”

Uma infeção por HPV pode infetar a boca e a garganta e causar cancro da orofaringe, que abrange a parte posterior da garganta, a base da língua e as amígdalas.

“Os homens têm duas vezes mais probabilidade de serem diagnosticados com cancro orofaríngeo do que as mulheres, sobretudo devido as hábitos que aumentam os riscos, como o uso de tabaco, o consumo excessivo de álcool e má alimentação. Os homens também estão mais propensos à exposição de substâncias tóxicas no trabalho.”

HPV: a prevenção e o tratamento

“Um dos desafios para o diagnóstico de cancro oral e da garganta é que muitos sintomas são comuns a outras doenças ou condições e não são específicas para o cancro. Essas condições incluem feridas que não cicatrizam, tosse, dor de garganta, dor de ouvido, dificuldade em engolir ou rouquidão. É fácil acreditar que esses sintomas acontecem devido a uma comum constipação, a alergias sazonais ou a uma comemoração exagerada”, reforça o especialista.

De acordo com a mesma fonte, “as opções de tratamento para o cancro orofaríngeo variam e são baseadas em muitos fatores, tais como a localização e o estágio do tumor, os tipos de células envolvidas, se as células demonstram sinais de infeção por HPV, a saúde em geral, e as preferências pessoais”. E podem incluir radioterapia, cirurgia para remover o cancro que não se espalhou para outras áreas, cirurgia para remover parte da garganta, caixa vocal ou nódulos linfáticos, quimioterapia, terapia medicamentosa ou imunoterapia.

“Ainda que não haja uma forma comprovada de evitar os cancros da boca e da garganta, é possível colocar em prática estas etapas para reduzir os riscos: levar a vacina contra o HPV; não fumar, consumir álcool moderadamente, se possível parar; consumir uma dieta rica em frutas e vegetais; usar uma máscara respiratória se estiver perto de produtos químicos perigosos.

Posts relacionados