Scroll Top

É gripe ou apenas constipação? Duas doenças diferentes que ainda se confundem

diferença entre gripe e constipação

É gripe ou apenas constipação? A maior parte das pessoas tem dificuldade em distinguir entre uma e outra, o que gera equívocos e leva à perpetuação de mitos. Situação que é comum em vários países, garantem os especialistas. Mas afinal, o que difere uma e outra.

Neste caso são especialistas da MedUni de Viena que trazem os esclarecimentos. E confirmam: “a gripe e a constipação, ou o resfriado comum são coisas completamente diferentes”.

Segundo Kathryn Hoffmann, especialista daquela instituição, “os vírus da gripe, que estão identificados, causam uma doença potencialmente grave. A constipação, por outro lado, é causada por centenas de vírus diferentes. Na grande maioria dos casos, a progressão e os sintomas são muito mais benignos”.

“Ao contrário da crença popular, a constipação nunca se pode transformar numa gripe real.”

Sintomas semelhantes, efeitos diferentes

É fácil distinguir entre as duas doenças, garantem os especialistas, sobretudo quando se encontram nas fases iniciais.

Enquanto a gripe surge repentinamente, acompanhando-se por dor nos membros e febre em pessoas que, algumas horas antes, se sentiam absolutamente bem, a constipação comum geralmente começa com uma dor de garganta, um nariz entupido e uma tosse, e surge gradualmente. A temperatura do corpo aumenta de forma mais lenta.

“No entanto, o nosso estudo mostra que, se a febre é um dos sintomas, as pessoas pensam imediatamente que é gripe”, refere Kathryn Hoffmann.

Esta é também é a razão pela qual muitas pessoas que foram vacinadas contra a gripe e ainda desenvolvem febre e sintomas semelhantes aos da gripe, acreditam que a vacina não funciona.

“Tornam-se céticos em relação às vacinas, apesar de estarem a sofrer apenas de uma constipação comum – o que, infelizmente, ainda é possível, mesmo que tenha sido contaminado pela gripe”, explica a especialista da MedUni de Viena.

É, por isso, sempre aconselhável ser vacinado contra a gripe sazonal que, em casos graves, pode revelar-se fatal. 

Hábitos saudáveis são a melhor proteção

Apesar de ser possível evitar a gripe – a vacina sazonal tem entre 60 a 95% de eficácia -, não há proteção contra os vírus responsáveis pelas constipações.

“Há um momento em que o limiar viral que nosso sistema imunitário pode suportar é excedido e depois desenvolvemos a constipação”, refere a especialista.

“No entanto, podemos elevar esse limite através de hábitos de vida saudáveis ​​que fortalecem o sistema imunitário ou através de uma higiene das mãos”, acrescenta.

No entanto, aqui as pessoas normalmente recuperam de um resfriado em cerca de cinco dias, desde que descansem e cuidem de si.

Posts relacionados