Scroll Top

Mais consumo de grãos inteiros pode reduzir impacto da diabetes tipo 2

diabetes tipo 2

O aumento do consumo de alimentos integrais pode reduzir significativamente a incidência da diabetes tipo 2 e os custos associados ao seu tratamento, revela um estudo recente realizado na Finlândia.

“O nosso estudo mostra que apenas uma porção de grãos integrais na dieta diária reduz a incidência da diabetes tipo 2 ao nível populacional e, consequentemente, os custos diretos associados à doença, quando comparando com as pessoas que não ingerem alimentos integrais a uma base diária”, refere Janne Martikainen, especialista da University of Eastern Finland.

“Nos próximos dez anos, o potencial da sociedade para obter uma economia de custos seria de 300 milhões (-3,3%) a quase mil milhões de (-12,2%) de euros ao valor atual, dependendo da proporção de alimentos integrais incluída na dieta diária. Ao nível dos indivíduos, isso significa anos mais saudáveis”, acrescenta. 

A diabetes tipo 2 é uma das doenças crónicas de crescimento mais rápido em todo o mundo. Uma nutrição saudável, que ajude o controlo de peso é a chave da prevenção. E a associação do consumo diário de alimentos integrais a um menor risco de diabetes já foi demonstrada em vários estudos.

“De acordo com as recomendações nutricionais, devem ser consumidas diariamente pelo menos três a seis porções de alimentos integrais, dependendo da necessidade de energia de um indivíduo”, refere Jaana Lindström, do Instituto Finlandês de Saúde e Bem-Estar.

Posts relacionados