Mãos frias? Esta pode ser uma das causas

causas das mãos frias

Tem sempre as mãos frias? Saiba que não é um caso isolado. A queixa é frequente e são vários e diferentes os motivos que estão na sua origem. E não, o coração quente não é um deles.

Mas a má circulação sim. Este é um dos culpados do costume, assim como o pertencer ao sexo feminino – há um estudo norte-americano, realizado por especialistas da Universidade de Utah, nos EUA, que o confirma. E a estes motivos juntam-se vários outros, que podem ser mais e menos preocupantes.

Como a anemia. Esta é uma doença que se caracteriza, de acordo com o Anemia Working Group Portugal, pela diminuição do número de glóbulos vermelhos no sangue, que descem para valores inferiores aos considerados normais.

E um dos seus sintomas é o frio nas mãos, muitas vezes desvalorizado, como tantos outros sinais que caracterizam a doença, tais como o cansaço constante ou a fraqueza. Sintomas que devem levar a uma consulta médica, uma vez que este é um problema que se pode tornar grave.

Esclerodermia

É definida como “uma doença reumática crónica, caracterizada por alterações vasculares, produção de anticorpos dirigidos contra partes do próprios corpo (auto-anticorpos) e aumento da produção de tecido fibroso quer na pele, quer em órgãos internos do corpo”.

A esclerodermia, refere a Liga Portuguesa contra as Doenças Reumáticas, “pode ocorrer em qualquer idade”, ainda que o grupo etário entre os 25 anos e os 55 anos seja o mais afetado, assim como as mulheres, cerca de três a quatro vezes mais atingidas que os homens.

Fenómeno de Raynaud

Segundo a Mayo Clinic, “o fenómeno de Raynaud faz com que algumas áreas do corpo, como os dedos das mãos e dos pés, fiquem dormentes e frios, em resposta a temperaturas baixas ou stress”. Isto porque as artérias mais pequenas, responsáveis por levar o sangue à pele, são estreitas, limitando a circulação sanguínea para as áreas afetadas.

Diabetes

As mãos frias podem ser também resultantes da diabetes, uma doença “em que existe excesso de um açúcar, a glucose, no sangue”. Isto porque, segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia, há falhas na produção da insulina, a hormona produzida pelo pâncreas e responsável por ajudar a glucose a passar do sangue para o interior das células.

E uma vez que afeta a circulação, também a diabetes pode ser responsável pelas mãos frias.

Roupa a menos

Há outra justificação para a temperatura baixa das mãos, sobretudo nos meses de outono e inverno: a falta de agasalhos. Se o frio for intenso lá fora ou se não estiver vestido à altura, o corpo pode reagir.

Posts relacionados