Scroll Top

Pés gelados e pernas pesadas, sintomas negligenciados das varizes

pés frios e varizes

A hipersensibilidade ao frio, sobretudo os pés gelados, bem como uma sensação de peso nas pernas, estão associados à presença de varizes, revela um novo estudo publicado na revista Open Heart.


As varizes são geralmente causadas pelo comprometimento do funcionamento das veias profundas ou superficiais e das veias curtas que ligam os sistemas venosos superficiais e profundos nas pernas.

A prevalência das varizes varia entre 2% a 30% nos adultos, estando as mulheres em maior risco. E os sintomas incluem sensações de peso, dor, latejar e comichão; inquietação nas pernas; retenção de líquidos e inchaço; cãibras musculares; e úlceras nas pernas nos casos graves.

Estudos anteriores tinham indicado que o aumento da sensibilidade ao frio pode estar associado a varizes. Para explorar este tema, os investigadores analisaram 8.782 pessoas com este problema e idades entre os 30 e os 70 anos, questionadas sobre a sua hipersensibilidade ao frio nos pés e o quanto sentiam peso nas pernas.

Foram também recolhidas informações sobre fatores como o sexo, a dieta (vegetariana), a idade, o tabagismo, o consumo de álcool, o exercício regular, o peso (IMC), o nível de escolaridade, o tipo de trabalho (predominantemente de pé ou sedentário) e a presença de diabetes e hipertensão arterial.

O peso do frio nas varizes

A análise estatística mostrou que a hipersensibilidade moderada a grave ao frio estava associada a uma probabilidade 49% a 89% maior de varizes, em comparação com a ausência de hipersensibilidade. Da mesma forma, quatro vezes mais pessoas com varizes tinham pernas pesadas do que aquelas sem este sintoma.

O tipo de trabalho revelou-se também um fator importante: os trabalhos que envolviam estar de pé durante muito tempo foram associados a uma probabilidade 45% maior de varizes.

Na ausência de hipersensibilidade ao frio, a probabilidade de varizes foi sete vezes superior nos que tinham sensação de peso nas pernas. E entre aqueles que relataram este sintoma, a probabilidade deste problema foi 90% maior se tivessem também hipersensibilidade moderada ao frio e mais de três vezes maior entre aqueles que relataram hipersensibilidade extrema ao frio.

Este é um estudo observacional e, como tal, não consegue estabelecer fatores causais. Baseou-se também em avaliações subjetivas, em vez de avaliações clínicas. Mas ainda assim, os investigadores sublinham que “os profissionais de saúde subestimam frequentemente a gravidade e as implicações das varizes, o que leva à negligência, e existe geralmente uma lacuna na compreensão do espetro abrangente de sintomas associados”.

“Na prática clínica, a sensação de frio é frequentemente relegada para segundo plano entre os muitos sintomas das varizes. No entanto, o nosso estudo mostrou a presença de um grau moderado a grave de hipersensibilidade ao frio nas extremidades inferiores, que até então era subestimado como um sintoma subjetivo”, acrescentam.

“É importante destacar a importância dos sintomas concomitantes de sensação de peso e pés frios. Quando estes sintomas coexistem, a probabilidade de confirmar a presença de varizes é consideravelmente maior em comparação com indivíduos sem estes sintomas”, alertam.

Crédito imagem: Pexels