
Durante os últimos anos, muitas pessoas sofreram esgotamentos devido à carga e exigência do seu trabalho. O stress do trabalho pode deixar os colaboradores sobrecarregados e cansados, mas é a ansiedade noutras vertentes da vida que pode levar ao burnout.
Fatores externos, como stress financeiro e preocupações na gestão do dinheiro, têm um papel preponderante no aumento dos sentimentos de burnout e, consequentemente, na diminuição da satisfação no trabalho e do seu desempenho profissional.
O impacto negativo da má gestão financeira
Como saber se está à beira de um burnout? Existem três sinais de esgotamento: a despersonalização, isto é, sentir-se separado de si mesmo; a exaustão emocional; e uma realização pessoal reduzida. Quando combinados, sente-se sobrecarregado e desinteressado pelo seu trabalho. Em alguns casos, claro que o culpado pode ser a carga de trabalho e a ausência de motivação. No entanto, noutros casos, os fatores externos podem ser a resposta para o seu burnout.
Para determinar esta situação, a Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos da América, preparou um inquérito que foi difundido por 217 colaboradores. Com base nas respostas, compreendeu-se que as pessoas que sentiam mais stress na gestão da sua vida financeira tinham uma maior taxa de burnout e menor satisfação no trabalho.
De acordo com Camden Cusumano, autor do estudo, defende que existem diferentes domínios da vida, como o trabalho e a família, mas que, por vezes, podem influenciar-se entre si. “As minhas finanças podem impactar como me sinto no domínio da família ou, se trabalho durante muitas horas pode causar também conflito familiar.”
Como melhorar a gestão financeira e a sua satisfação no trabalho?
Para colmatar esta situação, o primeiro passo é reconhecer a fonte de stress e de dificuldade na sua vida. Se acreditar que a sua situação financeira vai melhorar, a sua satisfação no trabalho pode beneficiar, bem como diminuir o sentimento de burnout.
Além disso, os empregadores podem também ter um papel fundamental nesta situação: “Algumas empresas estão a fornecer aconselhamento financeiro para alguns colaboradores, para diminuir o impacto negativo que se faz sentido no trabalho.”
Crédito imagem: Pexels