Scroll Top

Investigadores alertam para risco de novos vírus respiratórios de origem animal

novos vírus que podem causar pandemias

Dois novos vírus emergentes de origem animal, o vírus da gripe D e o coronavírus canino, têm passado despercebidos até agora, mas os investigadores alertam que as condições são propícias para que estes vírus se propaguem mais amplamente entre os humanos.

Se a vigilância e o diagnóstico continuarem a ser deficientes, o vírus da gripe D e o coronavírus canino têm um potencial real para desencadear surtos, escreve uma equipa de especialistas em doenças infecciosas e autores num artigo publicado na revista Emerging Infectious Diseases, dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças.

“A nossa revisão da literatura indica que estes dois vírus representam ameaças de doenças respiratórias para os humanos, mas pouco foi feito para responder ou prevenir a infeção por estes vírus”, afirma o coautor John Lednicky, professor de investigação no Departamento de Saúde Ambiental e Global da Faculdade de Saúde Pública e Profissões da Saúde da Universidade da Flórida.

“Se estes vírus desenvolverem a capacidade de se transmitirem facilmente de pessoa para pessoa, podem causar epidemias ou pandemias, uma vez que a maioria das pessoas não terá imunidade contra eles”.

Mais medidas e reforço da atenção

Desde a sua descoberta em 2011, o vírus da gripe D tem sido associado a infeções em suínos e bovinos, mas também foi encontrado em muitas outras espécies de animais domésticos e selvagens.

Os cientistas afirmam que o vírus da gripe D apresenta as características de um vírus com grande potencial de evolução. De facto, uma estirpe da gripe D recentemente isolada na China desenvolveu a capacidade de transmissão entre humanos.

“Até agora, o vírus da gripe D não foi associado a infeções graves em humanos”, explica Lednicky, membro do Instituto de Patógenos Emergentes da Universidade da Flórida. “No entanto, o coronavírus canino tem sido alvo de testes de diagnóstico, mas estes não são realizados de rotina para detetar o vírus, pelo que a extensão em que afeta a população em geral é desconhecida.”

O coronavírus canino, ou CCoV, pode causar doenças gastrointestinais nos cães e não é o mesmo vírus que o SARS-CoV-2, causador da COVID-19. As infeções por coronavírus canino em humanos, embora ainda raras, têm sido associadas a hospitalizações por pneumonia no Sudeste Asiático.

Num estudo liderado por Lednicky, uma equipa isolou um coronavírus canino de um membro da equipa médica que tinha viajado da Florida para o Haiti em 2017 e, posteriormente, apresentou febre ligeira e mal-estar. A equipa denominou a estirpe de HuCCoV_Z19Haiti.

Cientistas liderados por Gregory Gray, médico e diretor do Laboratório de Investigação e Formação em Saúde Única da Universidade do Texas Medical Branch, relataram a descoberta de uma nova estirpe de coronavírus canino, a CCoV-HuPn-2018, em 2021. A estirpe tinha sido isolada de uma criança hospitalizada na Malásia e era quase idêntica ao coronavírus descoberto pela equipa da Florida.

Desde então, a CCoV-HuPn-2018 foi encontrada em pessoas com doenças respiratórias que vivem na Tailândia, no Vietname e no estado do Arkansas, EUA, demonstrando que esta estirpe de coronavírus canino já está a circular por vários continentes.

Estas recentes descobertas do vírus da gripe D e do coronavírus canino reforçam uma lição já conhecida de pandemias recentes: sem a devida preparação, um vírus que adquira rapidamente elevada transmissibilidade entre humanos pode facilmente transformar-se numa epidemia humana em larga escala. Para evitar este cenário, os cientistas afirmam que são necessários uma melhor monitorização do vírus, testes mais fiáveis, tratamentos e possíveis vacinas.

“O nosso conhecimento sobre a epidemiologia e as manifestações clínicas dos vírus limita-se a um número modesto de estudos de investigação”, escreveram os autores. “Mesmo assim, os dados limitados referentes a estes vírus novos e recém-detetados indicam que representam uma grande ameaça para a saúde pública”.

 

Crédito imagem: Unsplash

Posts relacionados