Scroll Top

Como manter a positividade durante o novo confinamento?

confinamento

Após meses de restrições e cuidados redobrados, a pandemia continua a não dar tréguas. E, com o novo confinamento à vista, não há quem não se sinta cansado e desmotivado.

Porém, segundo especialistas britânicos em Saúde Mental, existem certas medidas que devem ser adotadas para ajudar a enfrentar, com otimismo, o novo período de isolamento em casa.

  • Mexa-se com frequência

Sabia que além de melhorar o humor, a prática de exercício físico alivia a dor e contribui para uma sensação de bem-estar? “A mente e o corpo são completamente inseparáveis”, explica Brendon Stubbs, Professor no King’s College London, no Reino Unido, à BBC News

Stubbs refere ainda que “para melhorar a saúde mental e estimular o cérebro é necessário que se mantenha ativo”, uma vez que a prática de exercício ajuda a regenerar determinadas áreas do cérebro, diminuindo o risco de ansiedade e depressão. Por isso, nem que sejam apenas 10 minutos, mexa-se durante o confinamento!

  • Aprenda a “desligar” os pensamentos negativos

Tendo em consideração o panorama atual, é normal que surjam pensamentos mais negativos e depressivos. Mas, para Jennifer Wild, Professora da Universidade de Oxford, no Reino Unido, a solução é simples: o foco deve estar sempre na solução dos problemas.

“Se está preocupado com um problema há mais de 30 minutos e ainda não chegou a um plano de ação, é hora de fazer uma paus”, explica à BBC News.

Com isto, Wild não quer dizer para deixar de se preocupar, mas sim para se perguntar a si mesmo quais são as opções que tem para solucionar a situação. Assim, ao reconhecer que está a pensar demasiado, pode ajudá-lo a sentir-se mais calmo e, consequentemente, a concentrar-se nos factos que conhece.

  • Defina novas metas

Ter objetivos contribui para a nossa motivação, certo? É por isso que para Dean Burnett, Neurocientista em Cardiff, “definir novas metas é crucial para superar estes tempos de pandemia”.

Por exemplo, aprenda um novo idioma ou experimente uma receita diferente. Isto porque “a novidade é gratificante e é também a aprender coisas novas que adquirimos autoestima”, afirma Burnett. Sabia que, para muitas pessoas, estar fora da zona de conforto é extremamente útil para o seu estado mental?

  • Mantenha o contacto social no confinamento (mesmo que à distância) 

“Não fomos projetados para estar sozinhos. Temos uma orientação social e sentimo-nos bem com o contacto social”, sublinha Emerita Elizabeth Kuipers, Professora no King’s College London, no Reino Unido. Além disso, as pessoas, quando isoladas, têm também uma maior probabilidade de se concentrarem em si mesmas, o que pode prejudicar o seu estado de espírito. 

Portanto, mesmo que à distância, faça uso das novas tecnologias e mantenha um contacto regular com os seus familiares, amigos e colegas de trabalho. 

  • Adote novos hábitos

Segundo Olivia Remes, Professora da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, as pessoas otimistas vivem mais tempo, têm melhores relacionamentos e sistemas imunológicos mais fortes. Mas como é que se pode tornar numa pessoa mais otimista?

Para Remes, um dos princípios a adotar é “simplesmente fazer as coisas e aceitar que, inicialmente, estas podem correr mal”. Além disso, escrever diariamente três coisas pelas quais está grato, forçando-o a concentrar-se apenas em aspetos positivos, vai ‘acionar’ o lado esquerdo do cérebro, que está associado à positividade.

Posts relacionados