Administradores hospitalares partilham boas práticas sobre COVID-19 através de webinars

webinars sobre covid-19

O novo coronavírus tem colocado à prova as instituições de saúde e os seus profissionais, não só pelo desafio que enfrentam face à pandemia, mas também com o desafio de garantir que, dentro do contexto atual, a resposta noutras áreas de cuidados de saúde é assegurada da melhor forma. É por isso que a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) tem promovido vários webinars com temas relacionados com a organização da resposta à Covid-19, com vista à partilha de boas práticas entre as instituições e os profissionais de saúde.

Em parceria com a Ordem dos Médicos, Ordem dos Farmacêuticos e a Associação de Diretores de Enfermagem, oas sessões contam com a participação de especialistas nacionais e internacionais.

Alexandre Lourenço, Presidente da APAH, afirma que, “no atual contexto mundial, a APAH  identificou a necessidade de coordenação de esforços na resposta à Covid-19, bem como nos diversos níveis e domínios assistenciais do SNS”.

Por isso, “estes ciclos webinars surgem justamente no sentido de partilha de boas práticas e de assegurar soluções de continuidade da resposta de cuidados de saúde, em áreas críticas para a sociedade portuguesa”.

Para tal, a escolha dos temas tem ido para lá do impacto direto do coronavírus, dentro do qual já se discutiram, por exemplo, a organização do serviço de urgência e medicina intensiva dentro do atual contexto, e a reorganização dos cuidados de saúde primários, cuidados obstétricos ou cuidados pediátricos.

Webinars arrancam com Hospital de S. João 

Uma das primeiras instituições a partilhar a sua experiência foi o Centro Hospitalar e Universitário de São João, “um dos primeiros a dar resposta a casos infetados na região norte e que, por conseguinte, conseguiu reunir diferentes medidas de ação e diretrizes que sem dúvida são de grande interesse repassar às demais instituições do País”.

Contudo, não são só os hospitais portugueses que poderão beneficiar com estes conteúdos, uma vez que estes têm chegado a países como o Brasil ou Espanha, sendo ainda ambição da APAH difundi-los noutros países da CPLP, estando já a ser feito um trabalho nesse sentido.

A APAH pretende, assim, “posicionar-se como um parceiro das instituições de saúde, fornecendo aos profissionais de saúde informação fidedigna e de relevo, capaz de contribuir para combate à pandemia por Covid-19”.

Todos os webinars, após o direto, ficam disponíveis no canal de Youtube da associação, com a acesso universal e gratuito.

Posts relacionados