Scroll Top

Novo revestimento antimicrobiano inteligente ajuda na luta contra a COVID-19

revestimento contra a COVID-19

Investigadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong desenvolveram um revestimento de polímero antimicrobiano eficaz a matar vírus, bactérias e até esporos. O MAP-1 pode desativar até 99,9% dos vírus altamente infecciosos, podendo ser uma importante ajuda na luta contra a COVID-19.

Os especialistas já confirmaram que o revestimento MAP-1 é eficaz contra micro-organismos resistentes a medicamentos em dois estudos de campo, realizados no Hospital Kowloon e no Haven of Hope Woo Ping Care and Attention Home, ambos na China.

O seu uso em cortinas de privacidade hospitalar resultou numa redução de 98,7% nas bactérias resistentes a medicamentos em três semanas.

Além dos hospitais, a equipa trabalha com o Departamento de Abastecimento de Água e o Departamento de Serviço de Drenagem para testar em campo o MAP-1 em materiais de revestimento para tubos de água e esgoto, por forma a evitar uma contaminação microbiana e a corrosão das infraestruturas.

Revestimento protege várias superfícies

Desenvolvido por uma equipa liderada por Yeung King Lun, professor do Departamento de Engenharia Química e Biológica e da Divisão de Meio Ambiente e Sustentabilidade daquela universidade, o novo revestimento MAP-1 é altamente versátil, com um período efetivo de até 90 dias.

Fornece proteção duradoura e desinfeção da superfície contra a contaminação microbiana, tendo sido projetado para uso em diferentes superfícies, incluindo metais, cimento, madeira, vidro, plástico, bem como tecidos, couros e têxteis, sem alterar a aparência e a sensação tátil dos materiais.

De acordo com as autoridades chinesas, é comprovadamente não-tóxico e seguro para a pele e para o meio ambiente, o que permite que seja transformado em desinfetantes para as mãos, tintas e revestimento, materiais de filtro para purificação do ar e da água, além de roupas e máscaras cirúrgicas para proteger a saúde individual e pública.

Os esforços para ajudar a sociedade a combater o surto de Covid-19 levaram a a universidade, juntamente com um parceiro industrial, a aplicar o revestimento inteligente em mais de 70 creches, lares de idosos, jardins-de-infância, escolas primárias e secundárias.

Outros locais incluem centros comerciais, autocarros escolares, igrejas e instalações de treino. 

Posts relacionados