Scroll Top

Covid-19: eficácia da vacina originou muitas dúvidas na população nacional

vacina

No fim de dezembro de 2020 teve início a administração das primeiras vacinas contra a Covid-19 em Portugal. Entre a crença absoluta de que representavam o princípio do fim da pandemia e as mais rebuscadas teorias da conspiração, uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) quis perceber se os portugueses estavam disponíveis para tomar a vacina e quais os fatores que poderiam estar associados à hesitação: mais de 30% dos inquiridos estavam preocupados com a eficácia da mesma.

O estudo, realizado entre 21 de abril e 10 de maio de 2021, incluiu um questionário online a 1062 professores (educação pré-escolar, ensinos básico, secundário e superior) e a 890 profissionais de saúde (médicos, farmacêuticos, enfermeiros e dentistas) e um questionário por entrevista telefónica assistida por computador a 602 idosos não institucionalizados.

De uma forma geral, sublinha Teresa Herdeiro, investigadora do Instituto de Biomedicina (iBiMED) e coordenadora do trabalho, “os resultados mostraram que quem tinha maior preocupação quanto à segurança e eficácia das vacinas era também mais cético em relação à vacinação contra a covid-19”. Um dado transversal aos três grupos em estudo (profissionais de saúde, professores e população idosa).

“É igualmente importante salientar que os participantes no estudo que apresentavam maior confiança nas entidades e instituições de saúde, também apresentavam maior predisposição a aceitar a vacinação. Estes dados mostram a importância das instituições de saúde na transmissão da informação às populações”, alerta a investigadora.

Teresa Herdeiro revela ainda que “embora a maioria dos participantes tivesse consciência dos benefícios da vacinação, uma pequena, mas significativa proporção dos inquiridos mostrou preocupação sobre a eficácia da vacina e seus efeitos indesejáveis, e alguns tencionavam recusar”.

De uma forma global, aponta, “os resultados obtidos neste estudo evidenciam uma elevada confiança da população na vacinação contra a Covid-19”.

Tomar ou não tomar a vacina?

Na altura da realização do estudo, cerca de 60% dos profissionais de saúde e idosos e aproximadamente metade dos professores já tinham sido inoculados com a primeira dose. Por outro lado, cerca de 10% de todos os participantes referiram que não estavam dispostos a receber a inoculação quando esta lhes fosse disponibilizada.

Embora os participantes estivessem conscientes do potencial da vacinação para pôr fim à pandemia de Covid-19, principalmente através da prevenção da infeção e das complicações associadas, o estudo conclui que uma grande proporção dos inquiridos (superior a 30%) se mostrou cética em relação a este resultado.

A hesitação, aponta o trabalho, estava principalmente relacionada com a incerteza sobre a eficácia e possíveis efeitos indesejáveis da vacina, particularmente entre professores e profissionais de saúde (cerca de 50%), e não com a origem do fabricante da vacina, salientando a necessidade de aumentar a confiança na inoculação.

Mais de 75% dos participantes consideraram as autoridades competentes como uma fonte de informação fiável relativamente a esta forma de prevenção da Covid-19.

O estudo conclui ainda que, enquanto cerca de 90% dos professores e profissionais de saúde gostariam de ser testados quanto à resposta imunitária obtida após infeção por Covid-19 ou vacinação, apenas cerca de dois terços dos idosos partilhavam o mesmo desejo.

Posts relacionados