Scroll Top

A melhor forma de se preparar para a gripe que aí vem

a melhor forma de se preparar para a gripe

A única coisa certa sobre a gripe é que vem aí. Quando, com que intensidade ou frequência depende dos vírus em circulação. Numa altura em que os serviços de saúde se preparam para a época gripal, a Organização Mundial da Saúde (OMS) chama a atenção para as medidas individuais, ou seja, a melhor forma de se preparar para a gripe e ajudar a impedir a propagação da infeção.

Para se preparar para a gripe tudo começa com a vacina. De acordo com a OMS, qualquer pessoa pode beneficiar da vacinação contra a gripe, ainda que esta seja particularmente importante para os que integram os grupos de risco. Ou seja, idosos, grávidas, crianças menores de cinco anos e doentes crónicos. 

Depois, há aquelas regras para quando se tosse ou espirra, transformadas já em boas maneiras quando se trata de lidar com a gripe. Porque a tosses e os espirros espalham os germes que causam a gripe, há que cobrir a boca quando se tosse ou espirra, usando o braço ou um lenço de papel. E deitar fora esse mesmo lenço de papel antes de lavar as mãos com água e sabão.

Ter as mãos limpas é, de resto, uma máxima que deve ser seguida por todos na hora de se preparar para a gripe. É que lavar as mãos regularmente ao longo do dia pode ajudar na proteção contra a gripe e contra outro tipo de germes.

Como preparar para a gripe… quando já se tem gripe

Para aqueles que não conseguiram evitar o contágio, é importante não esquecer que os serviços de urgência do hospital são apenas para os casos graves.

Em caso de sintomas como febre, dor de garganta, tosse e espirros, o melhor é ficar em casa e descansar para não infetar outras pessoas, mantendo-se quente e ingerindo bastantes líquidos.

Pode também entrar em contacto com os prestadores de cuidados primários de saúde, clínicas locais e farmacêuticos para obter orientação sobre os sintomas.

Ainda que não seja agradável, a gripe é um problema de saúde cujos sintomas tendem a melhorar ao longo de alguns dias sem a necessidade de se consultar um médico. No entanto, se a pessoa fizer parte de um grupo de risco, é aconselhável entrar em contacto com o médico o mais cedo possível, pois pode ser necessário tratamento antiviral.

Nunca se devem tomar antibióticos, a menos que tenham sido prescritos por um médico. Isto porque os antibióticos não funcionam com vírus, incluindo o da gripe.

O uso indevido ou excessivo de antibióticos é o principal fator de resistência antimicrobiana, o que é também uma ameaça séria à saúde pública. Algo que acontece quando as bactérias se tornam resistentes aos antibióticos, o que significa que qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode ter uma infeção impossível de tratar, mesmo que aparentemente leves.

Posts relacionados